terça-feira, 15 de julho de 2008

Segurança preocupa governo (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

15 de julho de 1968



O fortalecimento do esquema de segurança do governo, e não mais a decretação do estado de sítio, será o tema principal da reunião de amanhã do Conselho de Segurança Nacional. A mudança foi provocada pelo temor de que a adoção de medidas de força pudesse produzir uma radicalização do processo político, e o governo não se sente em condições de enfrentar as forças de direita e de esquerda que o pressionam desde o início das manifestações estudantis. As denúncias sobre a iminência de um golpe, feitas pelo ministro Jarbas Passarinho, alertaram o presidente quanto à vulnerabilidade da sua base de sustentação.

Educação é tema de encontro de bispos

Começa amanhã a Assembléia Geral dos Bispos do Brasil. A comissão preparatória encerrou ontem seus trabalhos, concluindo a pauta a ser discutida. A educação nacional é um dos temas e já ontem o arcebispo de Aracaju, dom José Távora, presidente do Conselho Diretor, abordou o assunto, assinalando as dificuldades porque passa o Movimento de Educação de Base. "Dificuldades existentes, de um lado, entre os próprios católicos, e, do outro, por parte do governo que não libera a tempo as verbas garantidas em convênio", acentuou.

Terror anuncia a ação

O terrorismo em São Paulo cresceu no fim de semana, com ameaças pelo telefone. Duas explosões ocorreram em vagões da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e da Central do Brasil. Ambas sem vítimas, mas agora com suspeitos. A polícia prendeu duas pessoas na gare da Estação Roosevelt e as mantém incomunicáveis.

Mas os telefones da polícia não pararam: vários avisos anunciavam mais explosões. Nos atentados da madrugada de sábado ficou provado o seguinte: o esquema de segurança falhou totalmente, já que os terroristas chegaram a anunciar as explosões. Um outro plano de segurança está sendo estudado.

Brasil ganha mal do Peru e volta a jogar quarta

A seleção do Brasil foi salva ontem, em Lima, praticamente ao apagar das luzes. O selecionado do Peru vencia fácil (3x1) já na fase final e poucos esperavam a reação. Mas ela veio nos últimos 20 minutos. Resultado: Brasil 4x3. Natal, Roberto, Jairzinho (foto acima) e Carlos Alberto fizeram os gols. Quarta-feira há novo jogo no Peru.

Em Washington, o Santos derrotou o "Washington Whips" por 3x1, em jogo assistido por mais de 20 mil pessoas Toninho aos 14 minutos (este de pênalti) fizeram os gols.

Fogo ameaçou Faculdade de Letras

Um incêndio irrompeu ontem na Faculdade de Letras, mais foi prontamente debelado pela guarnição do Corpo de Bombeiros da Praça da República. O fogo se originou num terreno baldio e suas faíscas atingiram imediatamente a lateral da Faculdade, destruindo parte do material Eucatéx ali empilhados para reforma na PL. O sr. Soares, funcionário da Faculdade, informou que o incêndio teve início por volta das 12 horas e que "a meu ver o prejuízo é alto, pois o material atingido é caríssimo".

Nenhum comentário: