quarta-feira, 30 de julho de 2008

Novos confinamentos após degredo de Jânio

29 de julho de 1968

Seguindo-se ao confinamento do sr. Jânio Quadros, uma série de outros fatos políticos, da maior importância, deverá sacudir o País durante o mês de agosto, conhecido em nosso calendário pelas tragédias que a história registra, nos últimos anos. Entre os atos de força com que alguns homens do governo pretendem desencadear uma ofensiva para silenciar as vozes consideradas incômodas, estaria em cogitação também um novo confinamento para o jornalista Helio Fernandes, caso o STF considere em vigor os atos institucionais.

Mas enquanto não se decide a sua "sorte", o sr. Jânio Quadros continua tranqüilo, passando um excelente fim de semana. Ontem, almoçou com o seu amigo João Paulo Arruda e deu algumas esticadas pela praia de Guarujá. O ex-presidente não autorizou nenhum pedido de habeas corpus, a não ser ao sr. Pedroso Horta, que considera a tese do advogado Evaristo de Moraes Filho (ao defender o diretor da TRIBUNA) como a mais viável no caso, já tendo sido quase vitoriosa junto ao Tribunal Federal de Recursos.

Bancários e securitários em campanha

Bancários e securitários reuniram-se em São Paulo e lançaram uma declaração onde afirmam que, a partir do golpe de Estado de 1964, o imperialismo norte-americano domina a política nacional, gozando cada vez mais da aliança tanto dos patrões como do governo. O documento, que se intitula "Declaração de São Paulo", denuncia a tentativa de corrupção dos sindicatos e exorta os trabalhadores a recorrerem à greve contra o arrocho salarial. No Rio, os estudantes traçarão hoje de manhã um esquema de comícios-relâmpago para a semana, estando desde já decidido que o importante, agora, é falar aos operários.

Tchecos e russos decidem hoje a crise

O grande encontro entre soviéticos e tchecoslovacos, para pôr fim em um período de incertezas que se prolonga há quinze dias, começam hoje. O presidium tchecoslovaco inteiro partiu ontem mesmo de Praga em diferentes aviões rumo à cidade Tchecoslováquia de Koscise, a oeste do país, de onde partiu de trem para rumo desconhecido. As opiniões são de que as conversações se realizarão em um castelo afastado, ou em um trem especial em alguma parte da Tchecoslováquia, longe das curiosidades indiscretas, e sobretudo burlando a presença de jornalista.

As conversações não poderão durar mais de um dia ou dois no máximo. Os resultados serão conhecidos por um comunicado final, a não ser que só se publique um breve comentário sobre a reunião que cite os principais participantes que são em princípio o Politburg soviético e o Presidium Tchecoslovaco, ambos com todos os seus membros.

Empate do Vasco e derrota da seleção por 1 x 0

Vasco e Botafogo empataram em um gol ontem à tarde, no Maracanã, na principal partida da primeira rodada da Taça Guanabara. Gérson, autor do gol (de bico) do Botafogo, foi juntamente com Eberval, o melhor em campo. Mais longe, em Assunção, a seleção do Brasil (rerpesentada pelos paulistas) perdeu de 1 x 0 para o Paraguai com um gol de Vicente Cabral, assinalado quando faltavam três minutos, mas ficou com a Taça Osvaldo Cruz, porque o regulamento da competição dava esta vantagem ao detentor do troféu em caso de ampate. Brasil havia goleado este mesmo escrete improvisado do Paraguai por 4 x 0, na noite de quinta-feira.

Nenhum comentário: