sexta-feira, 25 de julho de 2008

Informe pode levar governo a enquadrar Jânio (Tribuna da Imprensa há 40 anos

SÃO PAULO (Sucursal) - O ministro Gama e Silva, que regressa hoje ao Rio, deverá receber antes do embarque os subsídios fornecidos pela Delegacia Regional do Departamento de Polícia Federal sobre a participação do Sr. Jânio Quadros em movimentos políticos de São Paulo, decidindo, nas próximas horas, se o ex-presidente será ou não enquadrado na Lei de Segurança Nacional.

O levantamento da movimentação do sr. Jânio Quadros foi pedida ao ministro da Justiça, na sexta-feira, durante uma reunião com vários oficiais do II Exército, que exigiram uma ação imediata do governo contra o ex-presidente, sob a alegação de que ele passou a interferir diretamente nas greves de Osasco e nas concentrações estudantis.

Paulistas voltam às ruas hoje em apoio a operários

SÃO PAULO (Sucursal) - Os estudantes saem às ruas hoje em passeata e se dispõem a enfrentar a repressão policial, se ela vier para cumprir a determinação oficial que proíbe este tipo de manifestação. O protesto será contra a inércia das autoridades diante da depredação do Teatro Rute Escobar, e de apoio aos operários de Osasco.

A organização da passeata está sendo feita pelo Comitê Popular de Solidariedade, centralizado na Faculdade de Filosofia e criado para coordenar a arrecadação de fundos para os grevistas de Osasco. Este Comitê divulgará a hora, o local e oradores da manifestação alguns momentos antes do início para evitar uma possível tomada do local pela polícia, desarticulando assim a passeata.

Crise política leva Bolívia ao sítio

O governo da Bolívia implantou, ontem, em território nacional o estado de sítio, depois de um dia e meio de manifestações populares contra o regime de força reinante no País. As manifestações tiveram início na tarde de sábado, quando populares dirigidos pelos líderes do Movimento Revolucionário e Partido Revolucionário mais de Esquerda Nacionalista, reuniram-se num bairro de La Paz e procuraram percorrer várias ruas da capital.

Os manifestantes ao serem barrados pela Polícia usaram armas de fogo, resultando em vários feridos de ambos os lados. Três delegacias de Polícia foram atacadas durante o conflito, antes que os carabineiros dispersassem os manifestantes. A crise política na Bolívia tem se agravado desde os movimenos de guerrilhas iniciados por "Che" Guevara, agora com a adesão do povo e de várias facções de esquerda nacionalista.

Assembléia diz que não há jogo com paulistas

Os clubes cariocas, reunidos ontem em Assembléia Geral, decidiram, por unanimidade, cancelar o encontro previsto entre as duas seleções: Rio e São Paulo, previsto para o dia 31, em represália ao cancelamento, por parte da Federação Paulista, do encontro entre o Botafogo e o Santos, que deveria ter-se realizado no domingo, tornando assustadora a posição do futebol brasileiro.

Após a reunião, o presidente da Federação Carioca de Futebol se ufanava de não ter atendido ao telefonema do sr. Falcão, por duas vezes, informando, que estava em reunião. Disse o presidente da entidade carioca, quando os clubes decidiram cancelar o jogo, que a reposta seria nos mesmos termos do telegrama enviado pela FPF no cancelamento do jogo Botafogo x Santos.

Nenhum comentário: