segunda-feira, 21 de julho de 2008

D. Marcos diz que fome causa greve de Osasco

21 de julho de 1968

O bispo de Santo André, dom Jorge Marcos, apontou a fome e a injustiça como as causas da greve dos metalúrgicos de Osasco. O prelado disse que o Brasil está-se tornando "muito perito nessas duas coisas" que, no seu entender, acabam gerando greves, roubos, fraudes e desajustes sociais.

Falando sobre as relações entre o governo e os operários, disse que "elas não existem, pois o operariado não reconhece nos sindicatos a expressão dos seus direitos, e o que recebe das autoridades é como doação e não como conquista". Durante a reunião de ontem, da Conferência dos Bispos, dom Hélder lançou um movimento "visando à libertação humana e à reforma das estruturas".

Oposição solidária com bispos


BRASÍLIA - O apoio que a Igreja Católica está dando as reivindicacões trabalhistas foi objeto de louvor por parte do deputado Mata Machado (MDB-MG) ao tratar da greve dos trabalhadores metalúrgicos de Osascos, em São Paulo. O parlamentar lembrou que o assistente da Juventudo Operária Católica (JOC, padre Antônio de Almeida Soares, foi preso, ontem, depois que, com cerca de outros cem sacerdotes, havia hipotecado solidariedade aos traalhadores.

Prosseguiu o parlamentar lembrando que no sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo foi detido um padre "que também é operário", Pierre Sauthier. A resposta para as prisões dos sacerdotes - segundo o representante mineiro - quem dá é o própiro cardeal dom Agnelo Rossi, que acaba de ser reeleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos, ao fazer a declaração de que "a Igreja e os padres não devem ter nenhum privilégio e, se eles forem presos quando serviam à comunidade terão todo nosso apoio". Aos dois padres acima citados o deputado Mata Machado acrescenta outro: o padre José Eduard Augusto, "também submetido as maiores humilhações pela polícia paulista".

Anti-socialistas se armam na Tchecoslováquia

Entusiasmados com a divergência ideológica entre os governos de Moscou e Praga, facções anti-socialistas da Tchecoslováquia começam a se preparar para a luta armada. Segundo a agência de notícias tcheca CTK, a polícia descobriu ao norte da boêmia um depósito clandestino de armas automáticas de fabricação americana. O material, de fabricação recente, tinha a seguinte inscrição "Nord west trail pack". O presidium do PC da Tchecoslováquia recebeu convite do partido comunista soviético para uma reunião conjunta, quando estudariam o atual antagonismo entre os dois países.

Brasil espantou incas, que não gostaram da goleada

LIMA - Os jornais peruanos comentam com espanto a grande derrota sofrida na noite anterior pela equipe nacional do Peru ante a seleção do Brasil pelo categórico escore de 4 x 0. Todos coincidem ao assinalar que, se bem o Brasil se superou em muito, com relação a partida anterior, tambem a seleção local não esteve tão mal assim para perder de tanto. Os críticos acham o escore exagerado e culpam principalmente a desastrosa atuação que tiveram os goleiros reservas Villanueva e Flôres. Rubiños, o titular, não pôde jogar por contusão.

Jânio: Só pela força me levam para Mato Grosso (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Nenhum comentário: