quinta-feira, 31 de julho de 2008

Kruel: militares não apóiam confinamento (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

31 de julho de 1968


Depois de classificar o confinamento do sr. Jânio Quadros de "grosseiramente inconstitucional", o marechal-deputado Amauri Kruel condenou, ontem, "aqueles que usam o nome das Forças Armadas para praticar atentados contra a democracia", arrastando o marechal Costa e Silva a abandonar o caminho que prometeu seguir, quando candidato à Presidência da República.

O parlamentar carioca sustentou ainda a tese que nega validade aos Atos Institucionais, no seu entender extintos desde que entrou em vigor a Constituição de 1967.

Indiferente às discussões em torno dos aspectos jurídicos do seu ato, o ministro da Justiça passava a especular para que jurisdição deveria encaminhar o processo de confinamento do sr. Jânio Quadros, que será examinado pela Justiça Federal. Segundo informação colhida em círculos oficiais, o sr. Gama e Silva estaria receoso de submeter-se ao veredicto dos juízes de São Paulo, onde há dois magistrados contrários à medida. Enquanto isso, o ex-presidente descia em Curumbá, após um vôo de duas horas, onde ficará hospedado, inicialmente, na residência do comandante do 17º Batalhão de Cocadores do Exército.

Jânio vê governo levando povo à tragédia coletiva

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Mário Covas, líder do MDB na Câmara Federal, leu ontem da tribuna a carta que o ex-presidente Jânio Quadros enviou ao senador Oscar Passos, presidente do Partido, protestando em nome de milhões de patrícios frustados, empobrecidos, difamados e perseguidos, confinados todos contra um governo insensível que acabará por levar-nos à tragédia coletiva".

"Nunca furtei, nem permiti furtar. Sempre mantive a autoridade e a exerci como repressão da vontade das urnas e do livre debate das idéias. Como seria, agora, o alhejamento. Neste instante, porém, permaneço com valores imutáveis de nossa civilização - mocidade, intelectuais, operários, igreja - e mantenho a fé", disse o sr. Jânio Quadros.

Bispo de Crateús diz que governo tem de ouvir estudante

O bispo de Crateús, dom Antônio Fragoso, participou, ontem, do Forum Universitário realizado no Teatro de Arena da Faculdade de Economia da UFRJ. Dividindo a palestra em três partes, falou sobre "A realidade brasileira", "O estudante na realidade brasileira" e "A Igreja na realidade brasileira". Além do prelado, estiveram pressentes, como convidados, os professores Alberto Coelho de Souza e Maria Yeda Linhares e como assistente o psiquiatra Helio Pelegrino.

O bispo de Crateús disse, entre outras coisas, "que atualmente o estudante é a maior força de contestação anulando a segurança instalada pelo governo para detê-los". Afirmou, ainda, que só existe uma opção para as autoridades: levar a sério os movimentos estudantis e realizar as reformas reclamadas pela classe.

Nenhum comentário: