domingo, 27 de julho de 2008

Cai presidente chinês e guarda combate Exército (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Um jornal de Cantão anunciou ontem a deposição do presidente da República, Lio-Shao Chi, por decisão do Congresso Popular Nacional, controlado por Mao Tsé-tung. Lio-Shao Chi estava afastado das funções presidenciais desde o ano passado devido a divergências com Mao, mas mantinha o título de presidente da Nação. A situação na China continua confusa.

Um jornal de Hong-Kong informa que terríveis e violentos choques estão se desenrolando na região de Cantão entre facções da Guarda Vermelha e tropas do Exército chinês. Cem mil guardas vermelhos se encontram reunidos em Cantão desde segunda-feira à espera da visita de "um grande personagem" de Pequim. A Rádio de Pequim não emitiu até agora nenhum comunicado a respeito. Há uma expectativa de ampliação da crise surgida com o afastamento de Lio-Shao Chi.

"Governador" do Ceará abusa do dinheiro público"

FORTALEZA (Asapress) - "O governo cearense mostra-se disposto a afundar ainda mais no tráfico de influências, corrução deslavada, audaciosa e cínica", declarou ontem o deputado Paes de Andrade, ao comentar declarações do "governador" Plácido Castelo desafiando a oposição. Disse o parlamentar que o sr. Plácido Castelo comete uma perigosa ousadia ao chamar os oposicionistas para o terreno da radicalização. No seu entender, o governo cearense tem tantos pontos vulneráveis que, em breve, o povo poderá vir a saber de toda a verdade.

Conferência toma posição contra prisão de padres

O assessor sociológico a Conferência dos Religiosos do Brasil, padre Nelson Queiroz, em entrevista coletiva no Colégio Notre Dame, afirmou que hoje "a III Assembléia da CRB vai tomar uma posição com relação à prisão arbitrária de padres, no município paulista de Osasco, pois na sessão plenária será discutido o 2º capítulo do documento, sobre a realidade brasileira".

Padre Nelson, coordenador da elaboração do texto básico que está sendo discutido na Assembléia, vê "muito mais empenho de renovação nas religiosas que nos padres. Há um desejo cada vez mais crescente das freiras para se integrarem no desenvolvimento do País".

Fla perde Manga por chegar fora do prazo

Flamengo depois de remanchear tanto, de múltiplas indecisões - um dia disposto a fazer o negócio e no outro preferindo aguardar - e de deixar tudo para a última hora, acabou ficando sem Manga. Veiga Brito pegou os NCr$ 100 mil, que o coordenador de futebol trouxe de São Paulo pela venda de César, e visitou o vice botafoguense Rivinha, ontem à noite, mas não legrou êxito na sua desesperada tentativa de comprar o goleiro. Ao sair do seu apartamento, às primeiras horas de hoje - na Rua Senador Vergueiro - o presidente do Flamengo se viu forçado a admitir que chegou muito tarde e agora só terá aquele jogador se o Nacional desistir.

Nenhum comentário: