quinta-feira, 10 de julho de 2008

Golpe de Estado à vista: ministro denuncia trama (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

10 de julho de 1968

O ministro Jarbas Passarinho, do Trabalho, advertiu ontem que o País vive uma séria ameaça de golpe de Estado por parte de radicais, tanto da direita como da esquerda, e desmentiu sua participação em qualquer conspiração para derrubar o governo e estabelecer um regime de exceção. "Não aceito nenhuma forma de ditadura. Tenho até pavor em dizer esta palavra" - afirmou.

Em encontro com a imprensa, o ministro anunciou que pediu demissão do cargo, juntamente com seus colegas da Justiça, da Educação e do Exterior. Nos círculos parlamentares o pronunciamento do coronel Passarinho foi interpretado como uma tentativa de assumir o controle político de uma grande facção do governo, e como indício de que a reforma ministerial é iminente.

Já livre espiã confirma que atuava para os EUA

SÃO PAULO (Sucursal) - Heloísa Helena Magalhães, a "Maçã Dourada" da DOPS infiltrada no movimento estudantil, foi solta ontem ao meio-dia, e confirmou que também trabalha para a agência norte-americana PONTO IV, da qual recebe uma gratificação mensal de 3 milhões e 500 mil cruzeiros velhos. O estudante João Carlos Figueiroa, por cuja liberdade foi trocada a de Helô, ainda não apareceu em São Paulo, embora as declarações de seus parentes em Botucatu confirmem que ele está bem, descansando naquela cidade.

Entretanto, muitos estudantes não estão satisfeitos com esta explicação. Conhecem muito bem Figueiroa para saber que ele estaria em contato com seus colegas e não aceitaria o confinamento imposto pela família. E lançam a dúvida: Figueroa está realmente livre em Botucatu, ou sua família foi coagida a dizer isso? E se não estiver livre, está pelo menos vivo?

Lacerda não se afasta de Goulart e de JK

Deputados estaduais ligados ao sr. Carlos Lacerda desmentiram, ontem, que o ex-governador da Guanabara esteja inclinado a suspender os contatos que mantém com os ex-presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart. O sr. Mauro Magalhães disse que em encontros com o sr. Carlos Lacerda não sentiu, da parte do ex-governador, qualquer intenção em suspender os entendimentos com os dois ex-presidentes da República, nem com alguns dos antigos líderes da extinta Frente Ampla.

UNE condena dois que colaboraram com a "Realidade"

A Diretoria da União Nacional dos Estudantes condenou dois de seus dirigentes, em nota oficial distribuída ontem, por terem colaborado com a revista "Realidade" na feitura de uma reportagem sobre o movimento estudantil, intitulada "Eles querem derrubar o Governo". Diz a nota que "essa reportagem foi publicada contra a decisão da maioria da Diretoria" e que "os colegas "radicais" demonstraram a mais total falta de sensibilidade política, ao não perceberem a inoportunidade e suas afirmações e da publicação das mesmas".

Nenhum comentário: