segunda-feira, 7 de julho de 2008

Congresso fica com jovens e diz que polícia perturba (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

7 de julho de 1968


BRASÍLIA (Sucursal) - A demonstração de civismo que os estudantes cariocas deram à Nação, através da passeata ordeira que realizaram em defesa de suas teses, foi ontem ressaltada na Câmara pelos srs. Paulo Macarini, Padre Nobre e Weimar Tôrres. Comentando o aumento populacional do País, o sr. Paulo Macarini assinala que, "em 1980, seremos uma Nação com mais de 100 milhões de habitantes, dos quais 50% com menos de 20 anos" razão por que o governo deve estar preparado para a grande caminhada a fim de permitir que toda a juventude possa ingressar nas universidades, tornando-se mais útil à Pátria.

E prevendo esta hora angustiante para o País - continua o sr. Macarini - é que os jovens saem às ruas, para pleitear a reforma do ensino em todos os setores, desde a erradicação do analfabetismo, até o ensino industrial e técnico.

Governo proíbe passeatas e diz que usará a força

O governo federal proibiu, através de comunicado oficial expedido pelo ministro Gama e Silva, da Justiça, a todos os governadores de estados e Territórios, a realização de novas passeatas estudantis em todo o País, seja a que título for, recomendando que sejam adotadas as medidas preventivas que se fizerem necessárias para evitar futuras manifestações em Praça Pública.

"A Lei - diz o ministro da Justiça, em seu comunicado - não confere a quem quer que seja o exercício de tais atividades. Foram elas toleradas, na certeza de que, bem conduzidas e orientadas, pudessem satisfazer aos anseios dos moços, de cujos ideais e sinceridade se não pode duvidar".

Fraude no Imposto de Renda foi de 319 mil cruzeiros novos

Fraude no valor de 319 mil cruzeiros novos foram apuradas no inquérito procedido no Imposto de Renda, pelo procurador Pandiá Pires e referentes a reconhecimento do tributo nos anos de 1966 e 67, desviados por funcionários acumpliciados com empregados de três firmas da Guanabara.

A Assessoria de Imprensa do ministro Delfim Netto, divulgou que a Comissão de Inquérito indiciou dois funcionários da Fazenda, pedindo sua demissão sem prejuízo do procedimento penal. Apontou três empregados das firmas, registrando como fato estranho ter os responsáveis pelas empresas consentido em efetuar os pagamentos do imposto de renda através de cheques "ao portador" objeto da montagem da fraude.

México tenta vitória que até hoje Brasil não lhe permitiu

Cidade do México (Especial para a TRIBUNA) - Brasil está cotado como franco favorito para o jogo de amanhã frente à seleção mexicana, não só pelos seus últimos resultados, como também pela fraqueza dos locais, segundo opinião quase unânime da imprensa asteca. Os dois jogos contra os iugoslavos e portugueses, realmente quando os brasileiros mostraram grandes progressos técnicos, estão servindo de base para uma análise das possibilidades dos dois conjuntos para o amistoso de amanhã.

Os mexicanos não tiveram tempo suficiente de se preparar, mas na verdade o forte do quadro é correr o tempo todo e isto se fará presente, porque todos estão bem fisicamente. Esse jogo veloz dos mexicanos poderá atrapalhar os visitantes e a sua prioridade técnica reconhecida cair por terra. Por isso o favoritismo dos brasileiros corre perigo e o fator altura é outro handicap desfavorável para os visitantes.

Se acompanharem o ritmo dos locais, em poucos minutos abrirão o bico, mas não há dúvida que a classe deve prevalecer. O jogo começará às 12 horas (15 horas de Brasília) porque as touradas tiram qualquer público do futebol e se não fosse assim o Estádio Asteca ficaria muito longe da sua lotação de cem mil pessoas.

Nenhum comentário: