segunda-feira, 14 de julho de 2008

Radicais querem sítio de qualquer maneira (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

14 de julho de 1968

Grupos radicais civis e militares continuam insistindo em que o governo decrete o estado de sítio, e passaram a pressionar os ministros que falarão terça-feira na reunião do Conseho de Segurança Nacional, no sentido de que se manifestem em favor da medida. Dos 10 ministros procurados, apenas dois concordaram em recomendar o estado de sítio: Ivo Arzua e Tarso Dutra. O deputado David Lerer apresentou ontem na Câmara projeto de emenda constitucional para que volte ao Congresso a competência para decretar o sítio.

Bispo: progresso vem com revolução

SÃO PAULO (Sucursal) - O bispo de Volta Redonda, dom Valdir Calheiros, afirmou ontem que o padre Comblin tem razão quando afirma, no documento a ser discutido na Conferência Espicopal Latino-Americana, que não se pode falar em desenvolvimento econômico na América Latina sem uma revolução que destrua a aristocracia. Disse dom Valdir Calheiros que se a minoria dominante não abrir os olhos para o fato de que o processo de socialização é irreversível em todo o mundo, e não renunciar evangelicamente à sua comodidade, é impossível falar em desenvolvimento sem que se realize a revolução social.

Estudantes feridos a tiros no Uruguai

Vários feridos, três deles a tiros, e mais de cem detidos foi o balanço do greve incidente registrado ontem à noite em Montevidéu, o mais sério desta semana, entre estudantes, operários e policiais. A violenta refrega teve lugar defronte à Faculdade da Medicina quando cerca de cem estudantes, aos quais se uniram operários de fábricas próximas, tentaram manifestar-se, no que foram impedidos pela polícia.

Os estudantes queimaram vários pneumáticos, e, quando os bombeiros intervieram, foram recebidos com uma chuva de pedras e outros objetos, iniciando-se então os choques entre policiais e manifestantes. Houve breve tiroteio, tendo ficado feridos um policial e dois estudantes.

Eleva-se agora a seis o número de estudantes feridos, um deles gravemente, desde que começou a agitação estudantil, no começo do mês passado. Os estudantes que participaram do incidente se refugiaram na Faculdade de Medicina, onde permanecem cercados por fortes contingentes policiais.

Brasil outra vez em campo. Santos perde

Depois da derrota para o México, a seleção brasileira, ainda nas alturas, joga amanhã com o selecionado peruano, em Lima, ocasião em que Aimoré voltará a fazer experiências, combinando fórmulas para encontrar aquele time que o povo espera.

Enquanto isso, surpreendentemente, o Santos derrotado ontem pelo New Yorker, da Liga Americana, por 5 x 3. Bom público presenciou o espetáculo e, ao que parece, os companheiros de Pelé não se esforçaram. Esta foi a segunda derrota santista na presente excursão. A semana ralmente não foi muito alegre para o nosso futebol.

Nenhum comentário: