sábado, 26 de julho de 2008

Gama ameaça a imprensa com Lei de Segurança (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

O ministro Gama e Silva, da Justiça, ameaçou ontem usar a Lei de Segurança Nacional contra os jornais brasileiros, aos quais acusou de "mentirosos e desonestos". O sr. Gama e Silva estava irritadíssimo com o que chamou de "leviandade" dos jornais, ao noticiarem o possível enquadramento do ex-presidente Jânio Quadros por causa de sua participação nos preparativos da greve de Osasco. O ministro voltou a negar que esteja estudando a punição de Jânio, pois o governo deixará que ele "permaneça no ostracismo em que caiu após a cassação de seus direitos políticos".

Polícia interdita teatro no dia da Censura

O Teatro Jovem foi interditado, ontem, por agentes da DOPS da Guanabra, sob a alegação de falta de alvará, justamente no dia marcado pela Censura para exame da peça "Trágico Acidente Destronou Teresa", de José Wilker. A interdição foi feita de surpresa, quando cerca de duzentos convidados já se encontravam no interior do teatro. Para o elenco teatral, a alegação de falta de alvará não passa de "um pseudo motivo legal", pois o requerimento do alvará está em processo. Além disso, há mais de dez dias foi marcado para que a Censura examinasse a peça, "o que não aconteceu, pois parece que eles estavam com má-vontade de vir assistir e examinar o espetáculo".

Segundo o ator Carlos Vereza, só anteontem, quando a peça iria ser apresentada à classe teatral, é que alguns elementos da Censura resolveram assisti-la, marcando ontem para o exeame da peça. Assim, os diretores e artistas quando chegaram ao teatro foram surpreendidos com suas portas lacradas tendo à frente agentes da DOPS, impedindo a entrada de quem quer que fosse.

Policiais tentam levar estudantes que cobram pedágio

Três policiais da DOPS, armados de revólver, tentaram na tarde de ontem prender um estudante em frente à Escola Nacional de Engenharia, quando este, acompanhado de outros alunos da Faculdade de Letras, cobrava pedágio e distribuía panfletos aos populares. Ao ser agarrado por um dos agentes, o estudante gritou por socorro, sendo imediatamente auxiliado por um grupo de 20 estudantes que compunham a segurança e demais populares que se encontravam nas proximidades.

Taça começa com Flu x Bonsucesso

O Fluminense é o favorito do jogo desta noite no Maracanã, contra o Bonsucesso, na abertura da Taça Guanabara - versão 68. Não fora somente a categoria técnica dos seus jogadores (os dois times ainda estão em formação), outro fator também favorece ao clube de Álvaro Chaves - o abalo moral dos jogadores do Bonsucesso.

A morte brutal do médio Brandão, assistida por quase todos na concentração do estádio, deixou-os traumatizados. E é assim que pisarão o gramado do Maracanã. No Fluminense, a volta em definitivo de Suingue é a atração máxima e a esperança de o time engrenar de vez. Por isso uma vitória trará outra animação ao elenco, como esperam dirigentes e jogadores. Félix e Denílson são outros que retornam à equipe, depois de servirem à seleção.

Nenhum comentário: