sábado, 5 de julho de 2008

Governo diz hoje que não permite novas passeatas

5 de julho de 1968

O governo decidiu proibir a realização de novas passeatas. Hoje, o ministro da Justiça deverá anunciar, oficialmente, a posição do governo sobre a matéria, havendo, no entanto, possibilidade de o pronunciamento ser transferido para algum ministro militar, possivelmente o do Exército ou da Marinha.

De acordo com a medida, qualquer marcha ou ato público só será permitido com prévia autorização da DOPS, que determinará o horário, tanto do início quanto do término. A proibição de novas marchas foi a única alternativa que o governo encontrou para neutralizar a pressão de militares, que preconizavam a adoção de medidas radicais.

Tarso Dutra ajudado por favorito tenta agredir deputado

O ministro da Educação, sr. Tarso Dutra, ao tomar conhecimento de que o deputado federal carioca Rubem Medina se encontrava no Palácio Monroe - antigo Senado - para ali se dirigiu, e, ao defrontar-se com o parlamentar num dos corredores do prédio, tentou agredi-lo, depois de ofendê-lo com palavras de baixo calão. O incidente verificou-se às 15 horas de ontem, quando os estudantes ainda se achavam concentrados na Cinelândia e nas escadarias da Assembléia Legislativa.

O ministro chegou acompanhado de quatro pessoas, entre as quais o seu chefe de Gabinete, sr. Favorino Mércio, que também investiu contra o parlamentar carioca e o presidente da Arena gaúcha, deputado estadual Ari Delgado.

Dominium: operário diz que Kós comandou o golpe

Fazendo cerrada carga contra Arthur Kós, a quem acusou de cérebro de toda a concordata fraudulenta, o sr. Hiel José Moreira, humilde funcionário transformado em diretor da fábrica de café solúvel Dominium S.A., para servir de títere dos poderosos diretores, denunciou à Comissão de Inquérito Policial os seguintes crimes praticados pela empresa:

1) assinava ordens para emissão de ações sempre por determinação expressa dos demais diretores, principalmente do sr. Arthur Kós, que o usava sem nenhum constrangimento e sempre com inteligência invulgar; considera-o por isso o mentor intelectual de todos os crimes praticados pela Dominium, e sempre com a mesma finalidade: arrecadar qualquer dinheiro que passasse pela empresa;

2) denunciou também uma fraude que ainda não havia sido percebida pela Comissão de Inquérito Policial: criação de uma conta corente "forjada" entre a Ad Valorem e a Dominium, cuja finalidade era justificar a entrega de ações da fábrica de café solúvel em volume superior ao capital da Ad Valorem, no montante de 18 milhões de cruzeiros novos.

Seleção tem Zagalo em 70

Zagalo recebeu com a maior satisfação a notícia de sua escolha, pelo sr. Paulo Machado de Carvalho, para trabalhar com Aimoré na seleção da Copa de 70. Sente-se orgulhoso e anunciou estar pronto a colaborar. Inclusive ontem já abordou as últimas atuações do escrete, que ele viu jogar pelo vídeo-tape, e fez alguns reparos. Qual a maior dificuldade no México? Mário Jorge Lôbo Zagalo, que lá esteve várias vezes no local da próxima Copa do Mundo, com o Botafogo, responde: "A altitude de 2.400 metros, acima do nível do mar. Isso é o mais perigoso".

Nenhum comentário: