quarta-feira, 16 de julho de 2008

Governo diz hoje como vai resolver crise (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

16 de julho de 1968
O governo anunciará hoje, em nota oficial, quais as providências recomendadas pelo Conselho de Segurança Nacional para enfrentar a atual crise político-institucional. Falava-se ontem que, embora afastada a hipótese de estado de sítio, o governo poderá adotar algumas medidas de força, entre elas a revitalização do instituto da cassação de mandatos e da suspensão de direitos políticos.

Como recurso de emergência, o Conselho pode até restringir parcialmente as garantias individuais, através da regulamentação do parágrafo 27 do artigo 150, da constituição. Todas as decisões que o CSN tomar no encontro serão explicadas pelo presidente da República amanhã, em pronunciamento que fará à Nação por uma cadeia de emissoras de rádio e televisão.

Jânio Quadros quer fortalecer o MDB e vai correr o País

São Paulo (Sucursal) - O sr. Jânio Quadros (foto acima) revelou ontem a amigos que ainda este ano percorrerá vários estados, a fim de fortalecer o MDB. O ex-presidente acrescentou que, em São Paulo, dará todo o apoio aos candidatos oposicionistas às eleições de novembro próximo e, inclusive, está insistindo junto ao deputado Mário Covas para lançar o líder do MDB na Câmara Federal à Prefeitura de Santos.

Jânio considera que o MDB elegerá um razoável número de prefeitos, principalmente nas cidades de São Caetano, Guarajá, Santos, São Vicente, Limeira e Ribeirão Preto, conseguindo uma boa soma de votos, capaz de dar maior sustentação ao partido, visando às eleições de 1970. Segundo o ex-presidente, diante da sua impossibilidade de comparecer aos comícios, nos palanques da oposição estará dona Eloá Quadros, sua esposa.

Estudantes iniciam Forum contra a "Escola de Balcão"

Para dizer que a sua luta "é contra a Escola de Balcão", os estudantes abrem no Forum de Debates, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma frente de combate contra plano de autoridade norte-americana para a "reforma universitária". Mr. Rudolph Atcon é o autor da idéia sinistra para os estudantes: a transformação da Universidade em negócio, em empresa, onde industriais e comerciantes terão larga margem de lucro. As fundações dificultariam, assim, o acesso do estudante brasileiro ao curso superior, onde já agora são bem poucos os que o alcançam.

Padres defendem mudança radical na Igreja

A mudança da sociedade brasileira está em franca discussão: quase duas centenas de prelados começam hoje a IX Assembléia da Conferência dos Bispos do Brasil, enquanto trezentos cinqüenta padres, em documento dirigido a todo o episcopado, preconizam transformações radicais na estrutura da Igreja defendendo também a extinção do celibato eclesiástico. Os estudantes divulgaram ontem o programa para o período de férias, e os bispos deverão pronunciar-se sobre os últimos acontecimentos politico-sociais no País. Os jovens continuam na ordem do dia.

Nenhum comentário: