segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Invasão da Universidade domina Câmara

1 de setembro de 1968


BRASÍLIA (Sucursal) - A invasão da Universidade de Brasília por tropas das Polícias Civil, Militar e do Exército, que espancaram, indistintamente, professores, alunos e funcionários, além de distruir laboratórios e salas de aulas, foi o tema único da Câmara dos deputados, onde parlamentares dos dois partidos foram unânimes em condenar as arbitrariedades e servagerias.

O padre Antônio Vieira (MDB-CE) acredita que estamos "em um país onde ninguém sabe distinguir o término da Constituição do Direito do início da prostituição da força e da violência; onde ninguém sabe quando termina a ditadura e quando inicia a democracia: onde ninguém pode advinhar se o sr. Gama e Silva age como ministro de Estado ou como delegado de foras da lei.

DOPS atira em estudantes

Agentes do DOPS, na tarde de ontem, atiraram contra estudantes na Praia Vermelha, quando estes realizavam uma manifestação pacífica para protestar contra a invasão da Universidade de Brasília, e o assassinato de mais um de seus colegas. Não contando com a reação dos estudantes que revidaram com pedras, garrafas e demais objetos que estavam ao alcance, os policiais refugiaram-se no Iate Clube, após terem prendido um dos manifestantes.

Lacerda ganha hoje para presidente

Segundo os dados revelados pela pesquisa do Ibope, concluída esta semana, o ex-governador Carlos Lacerda seria o favorito para presidente da República, na Guanabara, caso as eleições pelo voto direto fossem realizadas hoje: ele tem a preferência de 38% do eleitorado, seguido do sr. Magalhães Pinto com 13%, e ministro Mário Andreazza, com 10%. O "governador" de São Paulo, sr. Abreu Sodré, e o ministro do Interior, sr. Albuquerque Lima, foram também votados, o primeiro com 5% e o segundo com 2%. Na pesquisa não foi incluído qualquer dos brasileiros com direitos políticos cassados.

Praga comenta a saída de Dubcek

O embaixador da Techoslováquia, Ladislav Kocksman, deu entrevista ontem, para esclarecer que "no passado, como no futuro, o meu país seguirá o seu destino no desenvolvimento do socialismo democrático e humano e nas condições de Estado soberano". Em Praga, anunciou-se que Alexander Dubcek poderá demitir-se do cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista quando se reunisse o Congresso desta organização. E os dirigentes tchecos iniciaram ontem uma corrida contra o tempo para cumprir os acordos de Moscou.

Romenos expulsam tanques russos

BURARESTE (FP - Urgente) - Ocorreu ontem um incidente entre forças soviéticas e unidades romenas na fronteira da Romênia, segundo rumores que circularam esta madrugada aqui. De acordo com as informações, alguns tanques russos acantonados na fronteira romeno-húngaro passaram, por engano, por uma ponte em território romeno e foram repelidos após cerrado tiroteio.

Nenhum comentário: