quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Carlos Lacerda diz que Justiça saiu ganhando

11 de setembro de 1968



"Contra o abuso da força, só mesmo a decisão da Justiça, que falou mais alto na palavra do presidente do Tribunal. Esta é a Justiça da Guanabara que eu conheço". Foram as primeiras palavras de Carlos Lacerda, em frente ao edifício em que reside, ao saber que tinha sido suspensa a ordem de prisão contra ele, por ter sido concedida liminar favorável ao pedido de habeas-corpus, impetrado à sua revelia, pelo advogado Virgílio Luiz Donnici, com assistência de Eugênio Sigaud.

O desembargador Alberto Mourão Russel, ao conceder a liminar, declarou que, assim o fazia para sustar o decreto de prisão expedido contra o paciente, tendo em vista a urgência da medida, visto que até ser apreciado o pedido de habeas-corpus pela Câmara, praticamente cumprida estaria a pena imposta.

Passarinho vê radicais ameaçando

O ministro Jarbas Passarinho, do Trabalho, disse ontem, em entrevista coletiva à imprensa, que continua se processando a infiltração de radicais nos meios sindicais do País, assinalando que, a cada dia, essa ação mais se torna latente. "Mas até onde for a minoria radical - assinalou - também iremos. E a fórmula que dispomos para enfrentá-la é a mesma utilizada em Osasco, com as variantes que possuímos no bolso".

Explicou o ministro que, há três meses, recebeu um documento dando conta da infiltração de radicais nos meios sindicais, e que esse trabalho teria o mais forte período no mês de agosto, época em que entra em discussão os reajustamentos salariais de várias categorias profissionais.

Repressão militar irrita Frei em SP

SÃO PAULO (Sucursal) - O presidente Frei, do Chile, que se considera um estadista muito liberal, ficou irritado ao chegar ontem às 12h30, na ala oficial do Aeroporto de Congonhas em São Paulo. O fato foi ocasionado pelo tratamento que o major Mello e um sargento não identificado da Aeronáutica dispensaram aos profissionais da imprensa, ameaçando-os com atos de violência e que acabou com a expulsão do fotógrafo Sidney Corralo, do "Globo", por haver discordado dos atos que vinham sendo praticados pelos soldados da Aeronáutica.

Não se conformando com o "abuso de autoridade" do major Mello e principalmente do sargento não identificado, que se recusaram a ouvir as explicações do fotógrafo, os demais jornalistas que se encontravam no campo de pouso retiraram-se daquele local e postaram-se ao lado do automóvel destinado ao presidente Frei, deixando as máquinas fotográficas no chão.

Deputado não admite que SNI só descubra o óbvio

BRASÍLIA (Sucursal) - Não posso admitir que, quinze dias após a invasão da Universidade de Brasília, com destruição de equipamentos tecnológicos daquela grande escola, venha o general Garrasfazu Médici no seu primeiro relatório, dizer que realmente houve invasão, sem nada concluir". Esta a análise do sr. Getúlio Moura (MDB-RJ) ao comentar que o chefe do SNI lembrava-lhe a canção "Carolina", de Chico Buarque de Holanda, "em que Carolina estava à janela sem perceber o tempo passar".

Nenhum comentário: