sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Wladimir sai da prisão com habeas do STF

19 de setembro de 1968



O líder estudantil Wladimir Palmeira deverá ser posto em liberdade esta tarde, quando o advogado Marcelo Alencar entregará ao ministro Mourão Filho, presidente do STM, e ao juiz-auditor da 2ª Auditoria da Aeronáutica, os ofícios do Supremo Tribunal Federal, comunicando a concessão do habeas-corpus requerido em seu favor. A medida foi concedida por 11 votos a 2, no julgamento da segunda preliminar levantada pela defesa, que alegou incompetência da Auditoria da Aeronáutica para decretar a prisão de Wladimir Palmeira.

Mascarenhas sepultado de manhã

O marechal Mascarenhas de Moraes, sepultado esta manhã, no Cemitério São Francisco Xavier, teve honrarias militares e o acompanhamento de oficiais e soldados das três armas, ministros de Estado e ex-pracinhas. O corpo do comandante da Força Expedicionária Brasileira foi velado durante todo o dia de ontem no Monumento dos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

O presidente Costa e Silva, acompanhado de todo o seu Ministério, esteve no velório do marechal Mascarenhas, às 16 horas, quando era grande o número de pessoas que estavam ali. Por solicitação da família, a Guarda Fúnebre foi cortada do cortejo.

Deputados criticam as contas de Negrão

Sustentando que as contas do governador Negrão de Lima, referentes ao exercício de 1967, estão cheias de irregularidades, algumas delas tendo sido apontadas pelo Tribunal de Contas e posteriormente omitidas pela Comissão de Orçamento do Legislativo, no parecer remetido ao plenário, os deputados oposicionistas estão opondo resistência, na Assembléia Legislativa, a aprovação das mesmas.

Colocada na Ordem do Dia, desde o início da semana, a matéria, devido às críticas violentas de vários deputados oposicionistas, somente terá sua discussão reiniciada quando for distribuída a todos os parlamentares a cópia do parecer do tribunal de Contas do Estado sobre a prestação feita pelo sr. Negão de Lima.

Maria Bonita é humor crítico

O filme Maria Bonita, de Miguel Borges, estreará segunda-feira em um cicuito de casas exibidoras do Rio, depois de ter alcançado grande êxito popular em São Paulo, onde se manteve em primeiro lugar na Bolsa de Cinema durante duas semanas. Maria Bonita, em Eastmancolor, conta as aventuras da companheira de Lampião, vivida por Celi Ribeiro ao lado de Milton Moraes, que interpreta o "rei do cangaço".

A atriz declarou que considera este o trabalho mais importante de sua carreira, por se tratar de um filme de grande comunicabilidade com a platéia. A nova produção apresenta ainda, em papéis destacados, Sônia Dutra, Ivã Cândido e Roberto Batalin.

Tem participações especiais de Waldir Onofre e Jofre Soares. Ivã Cândido, um entusiasta do filme, destacou o fato de que Maria Bonita tempera a violência com um humorismo crítico que dá nova dimensão ao tratamento do tema cangaço no cinema.

Nenhum comentário: