segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Megalúrgicos vão à greve pelo aumento

9 de setembro de 1968


Os metalúrgicos cariocas declararam-se ontem em greve geral. Reivindicam aumento de 45%, enquanto os empregadores não vão além dos 26% fixados pelo governo. A greve será deflagrada no próximo dia 7. O Tribunal Regional do Trabalho marcou para quinta-feira o julgamento do dessídio coletivo. O Sindicato dos Empregados marcou outra assembléia para o mesmo dia, quando se definirá sobre a decisão judicial.

Enquanto isso o ministro Jarbas Passarinho lembrava que o próprio governo, ao reconhecer o arrocho, se dispôs a iniciar o afrouxo salarial, por isso considera os movimentos grevistas não-legais como de rebeldia. Em Belo Horizonte, foi decretada intervencão no Sindicato dos Bancários, no momento em que a classe iniciava uma greve geral.

ONU faz apelo contra guerra nuclear

NAÇÕES UNIDAS e PARIS (FP e TRIBUNA) - A Conferência dos países não nucleares fez ontem através das Nações Unidas um dramático apelo aos Estados Unidos e à União Soviética que estabeleçam sem demora negociações bilaterais sobre a limitação de armamentos nucleares, para evitar a destruição da humanidade em caso de guerra.

Por outro lado, enquanto a França se mostrou disposta a participar das negociações entre potências nucleares, para estudar um meio de eliminar as armas nucleares, em Estambul o jornal "Milliyet" afirmou que, segundo o presidente da comissão militar da Otan barão de Coumont, "em caso de guerra com a União Soviética, as Forças Armadas da organização empregariam as armas atômicas nos primeiros minutos do conflito".

Dom Hélder em Minas ganha apoio do MDB

Belo Horizonte (Sucursal) - Deputados do MDB farão uma visita a dom Hélder Câmara, que chega esta manhã a Belo Horizonte, para dizer-lhe que "o povo de Minas está ao seu lado em suas pregações e suas posições assumidas na luta contra o subdesenvolvimento no Brasil e em toda América Latina."

O arcebispo de Olinda e Recife participará do encerramento das comemorações do aniversário da PUC, fazendo uma conferência, na Igreja do Carmo, sobre o tema "Justiça e Paz". Dom Hélder será homenageado no aerporto por delegações de estudantes, professores e autoridades, e, à tarde, concederá entrevista.

A visita de dom Hélder a Belo Horizonte só durará até amanhã, pois o arcebispo seguirá para São Paulo, sendo, esta a primeiria vez que ele vem a esta capital, depois que foi para o Arcebispado de Olinda e Recife. A TEP, uma organização direitista que lhe moveu uma campanha contra, em todo o Brasil, ainda não manifestou-se sobre sua vida, desconhecendo-se até, o momento se seus membros tomarão alguma posição de repúdio à presença do arcebispo em Belo Horizonte.

Domingo tem Pelé de novo

Time de Pelé volta amanhã ao Maracanã para enfrentar o Vasco pelo Robertão, numa situação em que não deve mais perder pontos se quiser pensar no ambicionado título. Mas o Robertão começa hoje à tarde no Maracanão com FLA x BANGU (jogo equilibrado), e amanhã terá um clássico que poderá ser o mehor até agora no torneio: Corintians x Botafogo.

Nenhum comentário: