sábado, 13 de setembro de 2008

Voto de Adauto cassa prisão de Wladimir Palmeira

13 de setembro de 1968


Sustentando que a prisão de Wladimir Palmeira foi decretada com base em inquérito nulo, o ministro Adauto Lúcio Cardoso votou pela libertação imediata do líder estudantil, ao apreciar habeas-corpus impetrado em seu favor, junto ao Supremo Tribunal Federal. Mas a medida não foi apreciada ontem, uma vez que o ministro Tompson Flores pediu vistas do processo. Nos meios forenses, o voto do relator causou um grande impacto e foi interpretado como o pensamento da maioria dos ministros do STF.

Meira alerta para plano subversivo

O general Carlos Meira Matos, inspetor-geral das Polícias Militares, está encaminhando a vários parlamentares de sua confiança cópias de um plano de subversão internacional pronto para ser empregado no Brasil. O documento, segundo o oficial, foi apreendido por autoridades militares e deve proceder da Organização Latino-Americana de Solidariedade - OLAS, "pois dá detalhes de como deve ser conduzida no Brasil e em outros países do continente a chamada guerrilha urbana".

Na conversa que manteve com os parlamentares sobre o assunto, o general Meira Matos ressaltou a importância do documento apreendido e mostrava que ele foi elaborado em conseqüência dos fracassos ocorridos nas tentativas de subversão através de guerrilhas rurais, recentemente sufocadas na Bolívia e na Venezuela.

Câmara defende Lacerda

BRASÍLIA (Sucursal) - As notícias de que o juiz Barbosa Quental, da 14ª Vara Criminal da Guanabara, submeteu o sr. Carlos Lacerda a uma situação de constrangimento, quando o ex-governador foi àquela corte para prestar um depoimento, irritaram vários parlamentares, quer da situação, quer da oposição. Entendem esses parlamentares que o sr. Carlos Lacerda merecia mais respeito por parte daquele juiz.

Governo de JK é ressaltado

BRASÍLIA (Sucursal) - Um confronto entre o atual governo e o do sr. Juscelino Kubitschek foi feito ontem em discursos de vários deputados que ocuparam a tribuna da Câmara para homenagear o ex-presidente pelo transcurso de seu aniversário. O clima de liberdade que o País experimentou de 1955 a 1960 e o que vive hoje serviu de termômetro entre os dois períodos.

Segundo o sr. Martins Rodrigues, o idealizador de Brasília foi cassado, pois os atuais detentores do poder temiam a sua influência, que só se cessaria no momento em que caísse no ostracismo. "Se houvesse um pouco de bom senso entre os atuais governantes - ponderou o deputado - estar-se-ia procurando restituir os direitos políticos daquele cidadão que exerceu a Presidência com tanta dignidade e espírito público, projetando o Brasil interna e externamente".

Brasil quer mais negócio

O momento do intercâmbio comercial entre o Brasil e Marrocos foi objeto de encontro realizado ontem, no Itamaraty, quando o ministro Magalhães Pinto e os membros da missão daquele país estudaram a expansão das importações de nosso açúcar e a exportação de fosfatos e superfosfatos.

Nenhum comentário: