terça-feira, 16 de setembro de 2008

Habeas de Lacerda julgado hoje

16 de setembro de 1968

Gasolina tem novo preço

O custo de vida vai sofrer uma nova majoração, com os reajustamentos anunciados para o próximo dia 1º de outubro, que atingirão a gasolina, os lubrificantes e demais derivados de petróleo, além dos gêneros alimentícios. A recente alta do dólar é responsável pelo fenômeno, que atinge a política antiinflacionária do governo, determinando sérias conseqüências na área política, onde já existe uma crise em ebulição. Seguindo-se à gasolina, que custará dezoito por cento mais cara, ocorrerão aumentos nas tarifas de transporte e em vários outros setores de importância vital em nossa economia.

Jovens vendem mais na Feira

Com um movimento geral superior aos NCr$ 300 mil, onde a juventude desempenhou um papel preponderante, através das vendas nas barracas Cala-PUC, sob orientação de estudantes da Pontífica Universidade Católica e da "Carnaby Street", onde um grupo satirizando a "geração pão-com-cocada", a VIII Feira da Providência "cumpriu suas finalidades de conscientizar o povo contra a miséria", segundo palavras do monsenhor Pinto, diretor-geral da mesma.

Os prêmios - apartamentos, carros motonetas e outros menores, cujos talões foram vendidos, durante os três dias da Feira da Providência, encerrada ontem - serão entregues quinta-feira, 24 horas após o resultado da Loteria Federal de quarta-feira, em solenidade no Palácio São Joaquim.

Habeas de Lacerda julgado hoje

O "habeas-corpus" impetrado a favor do sr. Carlos Lacerda será julgado hoje na Terceira Câmara Criminal. Como se sabe esse Tribunal, concedendo a liminar, suspendeu a aplicação da pena de 10 dias de prisão decretada pelo juiz da 14ª Vara Criminal. O juiz Raul Santiago Dantas de Quental não relaxou a prisão do ex-governador do Estado da Guanabara, de sorte que o requerimento não pode mesmo deixar de ser examinado no seu mérito.

Prestando informações na Terceira Câmara Criminal a respeito do incidente com o sr. Carlos Lacerda, o juiz Raul Santiago Dantas de Quental disse que no dia 9 determinou "que o ex-governador fosse conduzido à sua presença, debaixo de Vara". Entretanto, intessado em evitar escândalo, deu instruções ao oficial de Justiça para que entrasse em contato com a testemunha, a fim de convencê-la a comparecer espontaneamente.

Andreazza cria regimento para os transportes

Já está em vigor a reestruturação promovida pelo ministro Mário Andreazza na Secretaria Geral do Ministério do Transportes, criando-lhe um regimento onde são definidas as diversas atribuições do órgão máximo de assessoramento de sua pasta.

Com a nova regulamentação, fica a Secretaria Geral, atualmente chefiada pelo coronel Rodrigo Ajace, com a incumbência principal de realizar estudos para a formulação de diretrizes que visem, particularmente, a: definir a política nacional de transportes, e, conseqüentemente, as prioridades de investimentos nas diversas modalidades; orientar os órgãos de planejamento e orçamento das entidades subordinadas e vinculadas no desempenho das suas atividades; apreciar, coordenar e consolidar os orçamentos anuais e plurianuais do Ministério; controlar a execução dos programas e orçamentos; supervisionar as atividades de estatísticas dos transportes nacionais; encarregar-se do preparo e despacho do expediente oficial referente a planejamento e orçamento; realizar todas as ligações necessárias do desempenho das atividades de sua competência com órgãos não pertencentes ao Ministério dos Transportes e, finalmente prestar assessoramento ao Conselho Nacional de Transportes.

Nenhum comentário: