quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Protesto contra reunião do CEA continuará hoje

25 de setembro de 1968

O povo voltará a se manifestar hoje contra a reunião, no Rio, da Conferência dos Exércitos Americanos, acrescentando ao protesto a denúncia da repressão de que foram vítimas mães de família e intelectuais, ontem, e da condenação de 4 estudantes numa auditoria militar. Ao contrário do que ocorreu ontem, a manifestação não tem local nem hora certos. Segundo seus promotores, tanto pode ser realizada no Centro como nos bairros. Os diretórios acadêmicos se reunirão cedo para revelar os pontos de comícios-relâmpago e passeatas.

Uruguai expulsa diplomatas russos

O governo do Uruguai expulsou do país os diplomatas soviéticos Victor Glotov, Anatoli Laftguini e George Matiukime, mas não revelou os motivos da decisão, tomada após uma prolongada reunião do presidente Jorge Pacheco Areco com os ministros de Relações Exteriores, Vanencio Flores, e o do Interior, Eduardo Jimenez.

Lúcio Cardoso morre e é sepultado no mesmo dia

O escritor e jornalista Joaquim Lúcio Cardoso foi sepultado ontem, às 17 horas, no Cemitério de São João Batista. Vítima de uma trombose das coronárias, Lúcio morreu ao final de uma enfermidade em conseqüência de um derrame de que foi acometido no ano de 1962 que o paralisou até seus derradeiros momentos.

Grandes personalidades da nossa vida pública estiveram presentes à cerimônia entre eles o presidente da Academia Brasileira de Letras, Astraugésilo de Athaíde, o crítico Literário Hílton Rocha, o escritor Homero Homem, o paisagista Burle Max, o almirante Muniz de Aragão e outros que foram levar os pêsames ao ministro Adauto Lúcio Cardoso e Helena Cardoso também escritora, ambos irmãos de Lúcio Cardoso.

Indira no DF visita autoridades

A sra. Indira Gandhi, primeira-ministra da Índia, desembarcou ontem, em Brasília, acompanhada de seu embaixador no Brasil, sr. Acharayaia. Na oportunidade, a mandatária foi saudada por altas autoridades militares e recebida, oficialmente, pelo chefe de Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Jacinto de Barros.

À noite, a sra. Indira Gandhi foi homenageada com um jantar no Palácio do Itamaraty, quando o presidente da República, marechal Artur da Costa e Silva, manifestou, em discurso, a importância de sua visita na afirmação dos laços de amizade entre as nações.

Entre as autoridades que receberam visitas de cortesia da sra. Indira Gandhi estiveram o presidente do STF, senhor Luís Galloti, o presidente do Senado, sr. Gilberto Marinho, e o presidente da Câmara dos Deputados, sr. José Bonifácio, dos quais recebeu as maiores felicitações pela vinda ao Brasil.

Nenhum comentário: