terça-feira, 9 de setembro de 2008

Arena proporá voto direto e eleição de Costa

9 de setembro de 1968

As eleições diretas para a Presidência da República poderão ser restauradas, a partir de 1970, caso o Congresso Nacional aprove emenda que um grupo de parlamentares da Arena vai apresentar ainda este ano. De acordo com a nova proposição, o próprio marechal Costa e Silva não estará impedido de concorrer ao pleito.

Segundo fontes governistas, a emenda, que transplanta para o Brasil dispositivo da Constituição norte-americana, não será vetada pelo chefe do governo. Para alguns "revolucionários", a fórmula atende a uma necessidade de reaproximar o povo das suas Forças Armadas, implantando no País uma autêntica democracia representativa.

Albatroz ganha céu

Com o seu novo avião - Albatroz -, a Força Aérea Brasileira deu um show no desfile de 7 de Setembro, em que fumaça e audácia se misturavam nas acrobacias pelos céus cariocas. O sol também colaborou, oferecendo perfeita visibilidade aos pilotos e a quantos os aplaudiam. O presidente Frei e o marechal Costa e Silva estavam entre eles.

Fotógrafos protestam

Mas houve um instante em que os aplausos viraram protesto: foi quando a tropa da PM passou em frente aos repórteres e fotógrafos. Máquinas e canetas deixaram de funcionar, sendo colocadas ao chão. Pondo-se de costas, os profissionais da imprensa não quiseram fitar alguns dos responsáveis pelas agressões de que têm sido vítimas, no desempenho de sua missão.

Bahia homenageia Frei

O presidente Eduardo Frei, do Chile, deixou ontem a Guanabara com destino a Salvador, onde chegou às 20h30min, sendo em seguida recepcionado no Palácio da Aclamação, participando depois de um jantar íntimo. Após, fez um passeio pela Rua Chile, visitou o Palácio Rio Branco e participou de um espetáculo pirotécnico, em sua homenagem.

Ainda ontem, no Rio, o sr. Eduardo Frei assistiu, às 9 horas, missa na Igreja de Nossa Senhora do Outeiro na Glória; às 10,30 horas, depositou uma coroa de flores junto ao túmulo do Soldado Desconhecido, no Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial; visitou o Museu de Arte Moderna passeando em seguida, pelos principais centros turísticos da cidade; e às 12,30 horas, foi homenageado com um almoço pelo governador Negrão de Lima.

Mengo atacou muito mas Cao fechou o gol do Botafogo

O zero a zero de ontem, entre Botafogo e Flamengo teve uma causa dominante: Cao, goleiro do Botafogo. As alterações introduzidas por Valter Miraglia, na sua equipe, no intervalo do primeiro para o segundo tempo, teve uma conseqüência: o Flamengo saiu de dominado para dominador. O resultado disso tudo é o rubronegro estar praticamente com o título de campeão da IV Taça Guanabara.

Mais uma vez o público deixou o Maracanã depois de ter recebido a mercadoria que pagou nas brilheiterias. Ninguém pode, em sã consciência, reclamar do espetáculo. As queixas que poderiam vir, pela atuação do Flamengo no primeiro tempo, não se justificaram mais, depois do que o Flamengo fez no segundo tempo.

Nenhum comentário: