quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cassada ordem de prisão de Carlos Lacerda

17 de setembro de 1968

A terceira Câmara Criminal cassou ontem, por unanimidade, a ordem de prisão decretada pelo juiz Raul de Santiago Dantas, contra o ex-governador Carlos Lacerda, vetando favoravelmente o habeas-corpus impetrado pelo advogado Virgilio Dantas, há uma semana, numa sessão assistida por uma multidão de repórteres, populares e funcionários do Tribunal, que queriam saber qual seria o resultado do processo mais famoso do ano.

Baseando-se na tese de que o sr. Carlos Lacerda não havia sido intimado regularmente a depor naquele dia marcado pelo juiz, no caso do jornalista Newton Portela, o advogado de defesa, Virgilio Dantas, convenceu os desembargadores Alberto Mourão Russel, que além de presidente da Câmara foi também o relator da matéria, Mauro Gouveia Coelho e Mário de Lima Rocha, a votarem o habeas-corpus impetrado a favor do ex-governador Carlos Lacerda.

Salazar agoniza depois de sofrer um novo ataque

O primeiro-ministro português, Oliveira Salazar, agoniza. Seu estado de saúde agravou-se ontem, depois do almoço, quando sofreu um novo desmaio, em conseqüência de repentino acidente vascular na parte direita do cérebro. O último boletim médico admite que o estado de Salazar é desesperador e que são poucas as possibilidades de que venha a recuperar-se definitivamente.

As últimas informações de Lisboa indicam que todo o governo português, chefiado pelo presidente Américo Thomaz, permanecia na Clínica da Cruz Vermelha, onde o primeiro-ministro se encontra internado desde a crise sofrida em sua casa, na semana passada.

Padre denuncia que corruptos voltaram

BRASÍLIA (Sucursal) - O padre-deputado Antônio Vieira, do MDB do Ceará, denunciou, ontem, da tribuna da Câmara Federal, que "os verdadeiros corruptos estrategicamente aderiram à Revolução". Explicou que esses se fizeram donos do movimento 31 de março, e hoje ocupam os primeiros e mais importantes cargos da administração pública e na política.

Acrescentou o parlamentar oposicionista que, "para robustecer suas afirmativas", cita o fato de que a imprensa, diariamente, noticia escândalos, "aqui e alhures, até de ministros de Estado". O padre-deputado disse ainda que os escândalos administrativos aconteceram a dois por três em vários departamentos governamentais e que, estouros e concordatas e falências criminosas se sucedem quase diariamente.

Costa diz que acredita na juventude

PORTO ALEGRE (Sucursal) - O presidente Costa e Silva disse ontem, durante discurso pronunciado na inauguração do pavilhão de Engenharia Operacional da Pontífica Universidade Católica, que todos os membros do governo crêem na juventude porque se nela não acreditassem, "teríamos que declarar a falência da Nação".

E enfatizou: Queremos governar com a juventude para a juventude". "Nós haveremos de construir o Brasil de qualquer maneira - assinalou - reagindo violentamente, se necessário, contra aqueles que querem perturbar, contra aqueles que querem impedir que o Brasil cresça, e, com compreensão, harmonia e amabilidade, com aqueles que querem também ajudar o progresso do País".

Nenhum comentário: