quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Supremo decide se militar não julga os civis

18 de setembro de 1968

Orlando Duarte

Se adotar a posição assumida pelo relator, ministro Adauto Lúcio Cardoso, o Supremo Tribunal Federal concederá hoje habeas-corpus ao universitário Wladimir Palmeira, ao mesmo tempo em que firmará jurisprudência sobre a competência das autoridades militares na instauração de inquéritos e processos envolvendo civis, como vem ocorrendo até agora.

A decisão da Corte Suprema está sendo esperada com interesse nos setores políticos do País, principalmente no Parlamento, e alguns deputados, entre os quais o sr. Dias Meneses, já manifestaram seu apoio ao parecer do ministro Adauto Lúcio Cardoso, apontando-o como passo importante na restauração da democracia no Brasil.

MAM mostra índia moderna

O ministro Magalhães Pinto, por ocasião da inauguração de painéis fotográficos da Índia, no Museu de Arte Moderna (MAM), afirmou que esta exposição, às vésperas da visita ao Brasil da sra. Indira Gandhi, servirá para tornar mais viva a imagem da Índia entre nós e mais estreitos os laços que unem brasileiros e indianos.

A primeira-ministra da Índia, sra. Indira Gandhi, chegará ao Brasil na próxima segunda-feira, devendo permanecer entre nós até sexta-feira, quando regressará ao seu país. Durante sua permanência visitará Brasília e São Paulo. Antes do seu regresso a primeira-ministra será recepcionada no Copacabana Palace.

Costa inaugura usina

O presidente Costa e Silva inaugurou ontem a Usina Termelétrica Oswaldo Aranha, de Alegrete (RS), visitando, depois, as dependências da usina, acompanhado de sua comitiva. Em seguida o presidente viajou para a cidade de Uruguaiana, onde foi homenageado com um almoço e discurso de Batista Luzardo. Na parte da tarde, o presidente visitou o Regimento de Infantaria ali sediado, decolando em avião Hércules da FAB, às 13 horas, para Brasília.

Depois de inaugurar a Usina Termelétrica Oswaldo Aranha, empreendimento que vai reforçar o suprimento energético de 14 municípios gaúchos, incentivando-lhes o desenvolvimento, o presidente Costa e Silva e comitiva seguiram de avião para Uruguaiana. Nessa cidade, o chefe do governo, foi entusiasticamente recebido pelas autoridades e pelo povo em geral, especialmente pelas classes estudantis, que não lhe regatearam aplausos quando, em carro aberto, do Exército, percorreu a Avenida Duque de Caxias, passando em revista as unidades militares ali formadas em sua honra.

Jogão decide hoje a Taça

Flamengo? Botafogo? Hoje, finalmente, será conhecido o campeão da Taça Guanabara de 68. Qualquer que seja o resultado da partida, mesmo na prorrogação, um dos dois abiscoitará o título, pela primeira vez, se for o Flamengo, ou o bicampeonato para o Botafogo. Só a vitória dará a taça ao Flamengo, ainda que seja na prorrogação, enquanto o empate satisfaz ao Botafogo. A partida está sendo aguardada sob intenso nervosismo, não só entre os jogadores como também na torcida.

As circunstâncias em que o Flamengo permitiu a volta do Botafogo à luta pelo título, provocaram esse clima de tensão. Ao Flamengo bastava um empate na última partida, frente ao Bonsucesso, e no entando perdeu inesperadamente, apesar do seu amplo domínio territorial. Havia uma barreira inexpugnável à frente do arco do Bonsucesso e a bola não quis entrar. Com essa derrota, o Botafogo voltou à disputa do título e agora em melhores condições que o seu adversário, pois lhe basta apenas um empate.

Nenhum comentário: