quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Garrastazu diz a Costa quem deve ser punido no DF

4 de setembro de 1968

Dentro de 24 horas o marechal Costa e Silva terá em mãos todos os nomes dos implicados na invasão da Universidade de Brasília. O relatório secreto em torno do massacre já está sendo elaborado pelo general Garrastazu Médici, chefe do SNI, a quem o presidente da República deu carta branca para apontar os responsáveis, sejam eles civis ou militares. Tão logo o marechal Costa e Silva receba o relatório, segundo se afirma em Brasília, será feita a sua divulgação, para que o povo tenha conhecimento das provodências adotadas e da iniciativa do governo em punir os criminosos, com a máxima energia.

Estudantes debatem protesto

Os estudantes já estão se articulando para voltar às ruas em protesto contra os últimos atos de violência praticados por setores do governo. Ainda no decorrer desta semana, serão realizados comícios-relâmpago, na Guanabara, exigindo punição para os responsáveis pelo massacre da Universidade de Brasília, além da libertação dos presos. Ao mesmo tempo, os universitários estão convocando seus colegas para participarem do Congresso do DCE, quando os diretórios estudantis do Rio escolherão os novos dirigentes daquela entidade.

Piva faz denúncias

BRASÍLIA (Da Sucursal) - O deputado Mário Piva (MDB-BA), em nome da Oposição, disse ontem, da tribuna da Câmara, que "mais revoltante do que aquilo que o governo não faz, no sentido de punir exemplarmente os criminosos que invadiram ou determinaram a invasão do campus da Universidade de Brasília, é o que continua fazendo: permitindo que as viaturas do DOPS rondem aquele centro de cultura e prossigam com a ingrata tarefa de promover detenções, causando vexames e provocando humilhação a professores e simples transeuntes".

Para o parlamentar baiano, "isto demonstra de maneira irretorquível que nenhuma disposição existe, por parte do governo, para apurar os fatos e banir os responsáveis da vida pública brasileira, porque dela se tornaram indignos".

Garcia crê na força

BRASÍLIA (Sucursal) - "Seria preferível pagar para ver, seria preferível descer com honra do governo da República, a submeter-se a humilhação de um julgamento como esse", declarou ontem o sr. Luís Garcia (Arena-SE) ao dizer que não acredita no que muitos dizem: "Que S. Exa. não tem forças para punir os responsáveis pelos acontecimentos verificados na Universidade de Brasília".

Dizendo que falava como professor universitário e não como vice-líer da Arena e do governo, o sr. Luís Garcia afirmou que "os atos de vandalismo praticados na Universidade não podem ter o apoio nem a cobertura dos homens deste País".

"Estou certo - disse - que o presidende irá apurar devidamente os fatos, para punição dos culpados. Não acredito que fique impune esse ato e as nossas esperanças são para que o presidente da República, tomando a decisão que toda a Nação espera, venha confortar-nos, a todos nós que apoiamos o seu governo, e o queremos grandioso e próspero".

Nenhum comentário: