segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Câmara elogia voto Adauto

15 de setembro de 1968

BRASÍLIA (Sucursal) - O voto proferido pelo ministro Adauto Cardoso, ao relator no Supremo Tribunal Federal o habeas-corpus impetrado em favor do estudante Wladimir Palmeira, foi aplaudido da tribuna da Câmara pelo deputado Paulo Campos (MDB-Goiás), declarando esperar que a alta corte conclua pela concessão da ordem, "para que fique, de uma vez por todas, evidente a incompetência das autoridades militares para processar civis, sob o pretexto de haverem cometido infração contra a segurança nacional.

Observou o representante oposicionista: "Quantos cidadãos foram sacrificados, torturados, vilipendiados nos seus direitos por causa dessa invasão de competência a que se arrogaram os militares, promovendo inquéritos que em absoluto não são de sua alçada. A nossa mocidade tem sido a grande vítima dessas violências, e isso trouxe um grave prejuízo, deformou sobremaneira a imagem das Forças Armadas, já que a elas não deve competir tais atividades.

Greve geral fecha bancos no Rio

Uma greve-geral de cinqüenta mil bancários vai paralisar todos os bancos, segunda-feira próxima, na Guanabara. A greve - decidida, ontem, em assembléia da classe - é um protesto em face do suicídio do bancário Anésio Messias Filho, que deu um tiro no coração, depois de lhe ser negado um empréstimo de 100 cruzeiros novos, com os quais esperava resolver alguns problemas financeiros que o vinham torturando.

Anésio trabalhava no Banco de Crédito Real de Minas Gerais, devendo o seu corpo recolher-se agora ao cemitério de Ricardo de Albuquerque, onde estará a salvo das aperturas decorrentes do chamado arrocho salarial.

Sodré renega promessa e professor põe luto

SÃO PAULO (Sucursal) - Os 60 mil professores primários de São Paulo decretaram luto oficial em represália ao veto que o "governador" Abreu Sodré após a lei concedendo paridade de vencimento entre os funcionários dos três Poderes do Estado, e que elevava de 13 para 16 a referência do cargo exercido pelos educadores paulistas.

Pretendem os professores, além do luto, denunciar à opinião pública a traição de que foram vítimas por parte do "governador" de São Paulo, que rejeitou a melhoria salarial exatamente depois de mandar promover uma campanha pública para construção de um monumento "em homenagem à laboriosa classe do professorado paulista".

Cariocas estéiam hoje e amanhã no Robertão

Botafogo X Fluminense, esta tarde no Maracanã, marca a estréia dos clubes cariocas no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, agora Taça de Prata. O clássico "vovô" do futebol carioca é sempre motivo de novas emoções, pais a cada partida a rivalidade está presente. Uma arquibancada custará NCr$ 3,00 (não foi concedido aumento) e o jogo começará às 16 horas sob a direção de Armando Marques, auxiliado por Carlos Costa e Amílcar Ferreira.

Nenhum comentário: