sábado, 30 de agosto de 2008

PC romeno pede evacuação da Tchecoslováquia

30 de agosto de 1968


BUCARESTE - O Partido Comunista romeno "pede a evacuacão do território tcheco no mais breve prazo possível", declara um comunicado difundido nesta capital. Preparado pelo Comitê Executivo do Comitê Central do Partido, este texto consittui a primeira reação oficial romena nos acordos de Moscou, entre os dirigentes soviéticos e tchecos.

Em termos prudentes, porém claros, o comunicado reafirma o descontentamento da equipe dirigente romena ante a intervenção das cinco potências na Tchecoslováquia e dá a entender que, embora o acordo contenha aspectos positivos, a crise não poderá resolver-se realmente até que o governo e o Partido tcheco tenham recobrado sua inteira liberdade de ação e se encontrem ao abrigo das ameaças e ingerências externas.

Polícia fere no DF 4 estudantes

Oficiais e soldados da Polícia Militar e agentes da Polícia Civil do Distrito Federal, com a colaboração do Exército invadiram ontem a Universidade Nacional de Brasília, disparando armas de fogo e ferindo gravemente quatro estudantes, um dos quais na cabeça. Waldemar da Silva Filho, o universitário baleado no crânio, dificilmente escapará. A agressão policial atingiu um grupo de parlamentares, sofrendo espancamento o deputado Santili Sobrinho e seu filho Marcos. A força da polícia invadiu o "campus" da Universidade, às 9,30h, a pretexto de prender cinco estudantes, e passou a agredir os alunos dentro das salas de aula. Veio o revide, a pedradas, e começou o tiroteio.

Dois votos derrotam Jânio no TFR

BRASÍLIA (Sucursal) - Por apenas dois votos de diferença, o Tribunal Federal de Recursos negou, ontem, o pedido de habeas-corpus impetrado a favor do ex-presidente Jânio Quadros, que se encontra confinado em Corumbá. Compareceram à sessão todos os 13 ministros, inclusive o presidente Oscar Saraiva, que não votou, tendo o resultado final da votação apresentado sete votos contrários à concessão da ordem, e cinco a favor.

Um dos ministros que votou a favor, sr. Enoch Reis, sustentou a tese de que o Ato Institucional perdeu sua validade com a vigência da atual Constituição "que não permite ao Poder Judiciário apreciar os atos do Comando Superior da Revolução, mas apenas aos já consumados e não àqueles que viessem a ser praticados futuramente".

Deputado diz que estão "usando" Costa

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Feu Rosa, da Arena, disse ontem da tribuna da Câmara que o marechal Costa e Silva "está sendo envolvido por elementos de temperamento violento, incontrolável e que, totalmente ausentes da realidade, querem resolver todos os problemas nacionais por vias policiais". O pronunciamento do deputado governista foi feito em reação à informação por ele recebida de que será instalado um órgão especial encarregado de controlar os preços das mercadorias, tabelá-los e impor pressões e condenações aos possíveis transgressores.

Nenhum comentário: