quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Gama e Silva ameaça anistia a estudantes (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

14 de agosto de 1968

O ministro Gama e Silva conferenciou ontem em seu gabinete, com o senador Eurico Resende, vice-líder da Arena, coordenando a ação que o governo vai desenvolver para a rejeição sumária pelo Senado do projeto que concede anistia a trabalhadores e estudantes, em tramitação na Câmara dos Deputados, mas cuja aprovação no plenário já é considerada tranqüila pela própria bancada governista.

O senador do Espírito Santo, que passava férias no seu Estado, viajou às pressas para a Guanabara, onde manteve contatos sucessivos com vários senadores e, à tarde compareceu ao gabinete do ministro da Justiça recebendo orientação pessoal do sr. Gama e Silva para "o esforço conjugado" do governo contra o projeto do deputado Paulo Macarini.

Wladimir pode ser livre hoje

O Conselho da II Auditoria da Aeronáutica decretou ontem a prisão preventiva de Wladimir Palmeira, por 30 dias, mas, teoricamente, o Superior tribunal Militar poderá conceder hoje habeas-corpus ao líder estudantil, considerando a decisão da Auditoria como elemento de instrução no pedido da medida libertadora.

A Polícia Militar e a DOPS ocuparam novamente o centro da cidade, ontem à tarde, interditando parcialmente a Avenida Rio Branco mas, na mesma hora, o dirigente estudantil Franklin Martins, em entrevista coletiva, afirmava que a polícia "ou chega atrasada, ou então adianta demais", porque nenhuma manifestação estava marcada para ontem. Disse o estudante que a campanha pela libertação de Wladimir Palmeira prosseguirá, e que dentro em breve haverá uma mobilização maciça nas faculdades e nas ruas.

Jânio fica sem garçon em Corumbá

O cerco a Jânio Quadros, esse anel que se fecha à medida que o tempo passa, é o tema de hoje, no Diário de um Confinado, com o repórter Mauro Ribeiro contando a história da transferência do garçon que servia ao ex-presidente, "por ordens superiores". A cidade de Corumbá aos poucos já integrou seus novos moradores - Jânio, os repórteres, os policiais e agentes.

Homenagem a Getúlio será dia 23

Anistia ampla, reformas de base, nova Constituição e restabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República figuram em meio às reivindicações que os ex-trabalhistas decidiram apresentar, comemorando mais um aniversário da morte do presidente Vargas. Tudo isso faz parte de um manifesto, que será lido no próximo dia 23, em uma concentração-monstro de populares, na Cinelândia.

Rei Pelé investe capital

Pelé prometeu ao ministro Albuquerque Lima, quando da última estada do Santos em Manaus, que voltaria à capital amazonense dentro de pouco tempo para investir capital na zona franca. Enquanto o "Rei" procura aumentar suas economias, os jogadores do Fluminense receberam terrível advertência: serão multados em sessenta por cento dos vencimentos se perderem sábado para o América.

Nenhum comentário: