sábado, 23 de agosto de 2008

Tropas russas fuzilam jovens tchecos (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

23 de agosto de 1968


PRAGA (FP-TRIBUNA) - Transmissões de diversos pontos da Tchecoslováquia e captadas em todo o continente europeu informam que dezenas de jovens estão sendo executados pelas tropas invasoras da União Soviética. Embora sem obedecer a uma linha de ação, os combates se sucedem por todo o território invadido.

Em frente ao prédio onde funciona o Comitê Central do Partido Comunista tcheco, um soldado russo suicidou-se em meio à violenta crise de nervos ao constatar que o massacre injustificado representava uma realidade bem diferente daquela anunciada às forças de ocupação antes da ofensiva.

Operários de várias fábricas estão entrando em greve como forma de resistir à agressão do Pacto de Varsóvia, e às últimas horas de ontem foram confirmadas as prisões dos principais líderes liberais por ordem do comando invasor soviético.

Lira Tavares condena invasão russa

O ministro Lira Tavares, do Exército, considerou a invasão da Tchecoslováquia por tropas russas como "um grave e triste acontecimento", assinalando que o povo brasileiro, "cioso das suas liberdades e da soberania do Brasil, pode bem compreender o drama que está vivendo o povo tcheco, pela violência das armas de nações estrangeiras que se dizem defensoras da liberdade e da democracia".

O pronunciamento do ministro do Exército foi feito durante uma reunião com os jornalistas credenciados em seu gabinete, quando respondeu, por escrito, 16 perguntas que lhe foram previamente apresentadas, também por escrito. O general Lira Tavares leu as respostas entregues aos jornalistas, não tendo sido permitido nenhuma outra pergunta durante a entrevista.

Câmara condena URSS

BRASÍLIA (Sucursal) - A invasão da Tchecoslováquia pelas tropas moscovitas e dos exércitos dos países satélites da URSS continou ontem a ser condenada durante a sessão da Câmara dos Deputados. Na sessão de ontem, dois discursos merecem ser destacados o do sr. Raimundo Padilha, da Arena e o do sr. David Lerer do MDB.

Para o representante arenista, a invasão no território tcheco, além de condenável, trará duas conseqüências para o mundo ocidental, influindo decisivamente nas eleições sucessórias norte-americanas, fato já admitido pelo senador Eugênio MacCarthy, candidato à Presidência dos Estados Unidos, que declarou que a invasão é "um presente de grego, via Praga".

MDB faz reverência

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado João Herculino será o orador do MDB na sessão de hoje, quando se comemorará o transcurso do 14º aniversário de falecimento do ex-presidente Getúlio Dorneles Vargas. Requerimento para que o grande expediente da sessão de amanhã fosse dedicado à memória de Vargas foi apresentado pelo deputado Waldir Simões, presidente do MDB carioca.

Nenhum comentário: