quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pery vê Caxias traído no caso Wladimir (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

13 de agosto de 1968


"Se Caxias voltasse à terra e visse o que pretendem fazer com o Exército do qual é patrono, cairia fulminado, preto e duro". Eis o que disse, textualmente, o ministro-general Pery Bevilacqua, quando analisava, ontem, a atitude do juiz Áureo de Sousa e Almeida, que se pronunciou incompetente para apreciar o pedido de prisão preventiva do líder estudantil Wladimir Palmeira.

Momentos após a declaração do ministro do Superior Tribunal Militar, notícias procedentes de Belém informavam que o marechal Costa e Silva fizera ali importante pronunciamento para esclarecer que "a democracia não é apenas uma ordem jurídica ou a forma de um processo político, mas também o sistema econômico em que as relações entre a economia e a natureza humana têm de ser consideradas e obedecidas.

JQ fala do manifesto

"É uma beleza de documento, que compensa grandes aborrecimentos. Irei guardá-lo como um dos documentos mais altos de minha vida política". A declaração foi do ex-presidente Jânio Quadros, em Corumbá, aos membros da Comissão Mista do MDB que lá esteve para entregar a carta do senador Oscar Passos e, ao mesmo tempo, dar seu total apoio ao ex-presidente.

Os senadores Josafá Marinho, Lino de Matos, Bezerra Neto e os deputados Martins Rodrigues, Mário Covas e Mata Machado conversaram demoradamente com o ex-presidente. O sr. Jânio Quadros deu conta do documento que está redigindo sobre a crise brasileira - e que divulgará dentro de 30 dias - no qual faz um verdadeiro histórico das raízes da crise, nas cidades, segundo ele, com a Proclamação da República.

Costa atua em Belém

Belém (Do correspondente) - O presidente Costa e Silva disse ontem, ao agradecer a homenagem que lhe prestaram as classes produtoras do Pará, que a democracia não é apenas uma ordem jurídica ou a forma de um processo político: "É por igual, o sistema econômico em que as relações entre a economia e a natureza humana, isto é, as necessidades do homem, têm de ser consideradas e obedecidas".

O chefe do governo permanecerá o dia de hoje em Belém, sendo que, pela manhã, concederá diversas audiências e à tarde, após um almoço com os comandantes das tropas militares sediadas na região, se reunirá com prefeitos municipais e a bancada parlamentar da Amazônia integrante da Arena. Á noite, encerrando as atividades do governo federal na região, oferecerá um jantar às autoridades.

Vasco perde Zé Maria

O Vasco está tentando com a Portuguesa de Desportos a cessão de Zé Maria, que foi emprestado por um mês, para incluí-lo domingo contra o Flamengo no chamado clássico dos milhões. Ocorre, porém, que o clube paulista tem um compromisso importante, contra o Comercial de Ribeirão Preto, e não quer mais emprestar o zagueiro. Paulinho pode lançar Jorge Luís, de novo.

No Flamengo, Reyes pediu rescisão mas foi convencido a continuar no clube. Já o Fluminense quer antecipar para quinta-feira à tarde seu jogo contra o América, aproveitando o feriado de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mas esta decisão depende de aprovação geral dos clubes.

Nenhum comentário: