segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Jango também condena invasão dos soviéticos (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

25 de agosto de 1968


MONTEVIDÉU (Do correspontente) - O ex-presidente João Goulart disse à Tribuna que está indignado com a invasão da Tchecoslováquia, "porque a União Soviética repete, agora, os mesmos fatos de 1956 contra a Hungria", demonstrando que "a tão decantada liberação que se diz vir do regime comunista, não passa de propaganda ideológica".

Condenou a intervenção perpetrada pelas tropas dos países integrantes do Pacto de Varsóvia, afirmando que, com isto, "ficou desmoralizada a autodeterminação dos povos, apregoada pelos comunistas para exportção, porque na prática nenhum dos satélites russos podem se autodeterminar.

MDB reafirma posição

BRASÍLIA (Sucursal) - A Comissão Executiva Nacional do MDB, em nota oficial distribuída à imprensa ontem, reafirmou a sua decisão de "confirmar por todos os meios legais a luta pela anistia aos estudantes, trabalhadores, professores, intelectuais, artista e religiosos, vítimsa de repressão e das violências no Governo Federal".

O comando oposicionista resolveu também visitar o embaixador da Tchecolováquia para "manifestar-lhe a solidariedade do MDB contra a invasão do território de seu país praticada pela URSS, a violação do direito de autodeterminação e o esmagamento das liberdades democráticas".

Morreu Vicente Celestino

Vítima de um colapso cardíaco, morreu ontem o cantor Vicente Celestino, uma das glórias do cancioneiro do Brasil. Vicente preparava-se para entrar no palco da Tv-Bandeirante, em São Paulo, quando caiu nos bastidores, sendo transportado imediatamente para seus aposentos no Hotel Normandie. Três horas depois, às 23,15, vinha a falecer, a despeito de todos os esforços médicos. Seu corpo está sendo trasladado para o Rio, onde será sepultado hoje.

Botafogo joga com Argentina

CARACAS - (Especial para a Tribuna) - Botafogo x Seleção Argentina é a programação desta noite para o mundo futebolístico da Venezuela. É grande o interesse porque o jogo está sendo encarado como revanche. Com efeito, jogando no Brasil recentemente a seleção argentina foi esmagada pelos cariocas, que representavam a seleção nacional. E o que é importante, oito jogadores do Botafogo integravam essa equipe.

Os argentinos, que iniciavam foram impotentes para conter o grande futebol dos brasileiros e no fim levaram até olé. Além dessa expectativa de revanche para dar outro colorido ao internacional, é certo também que a presença de grandes jogadores dos dois países elevará imenso público ao Estado Nacional. A partida desta noite é a primeira do Botafogo aqui, o qual jogará também contra o Benfica, campeão português, na terça-feira, encerrando a sua série de jogos frente à seleção da Venezuela, isto na quinta-feira.

Nenhum comentário: