terça-feira, 19 de agosto de 2008

MDB denuncia hoje pressão sobre anistia (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

19 de agosto de 1968

O deputado Mário Covas vai denunciar hoje, da tribuna da Câmara, as pressões do governo junto aos parlamentares da Arena solidários ao projeto de anistia para evitar a sua aprovação amanhã, no plenário. O líder do MDB arrolará o ministro Rondon Pacheco, chefe da Casa Civil, e o general Jaime Portela, chefe da Casa Militar, pela "prática de processos escusos" até para evitar a obtenção de quorum na sessão de amanhã. O prefeito Faria Lima, de São Paulo, desmentiu que estivesse contrário à aprovação do projeto.

Bispos estão contra reacionários

CURITIBA (Sucursal) - Afirmando não reconhecer qualquer autoridade na Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, o Departamento de Opinião Pública do Secretário Regional Sul 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, também condenou aquela entidade "em vista dos últimos acontecimentos verificados em Curitiba e nos demais centros brasileiros".

Diz o Departamento de Opinião Pública sentir-se "no dever indeclinável de tornar pública sua repulsa pela atuação dos membros daquela Sociedade; que servindo-se do nome, da autoridade e do prestígio da Igreja e do Santo Padre, o papa Paulo VI, aproveitam-se para levar o descrédito à Igreja e gerar confusão nos meios católicos e cristãos de Curitiba e do Brasil".

Arguedas denuncia conspiração da CIA

LA PAZ, FP e TRIBUNA) - O ex-ministro do governo Antônio Arguedas revelou toda a organização da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), Serviço Secreto, na Bolívia. Assegurou que entregou o diário de "Che" Guevara a Fidel Castro devido ao nojo que sentia pela prepotência dos "agentes do imperialismo".

Arguedas havia reiniciado uma entrevista de imprensa interrompida no aeroporto de La Paz, à sua chegada. O próprio presidente René Barrientos ordenou que o ex-ministro continuasse falando aos jornalistas até esgotar o tema. Arguedas revelou como ingressou na CIA, depois de ter sido submetido a provas em Lima num detector de mentiras, dopado e interrogado psicologicamente.

No aeroporto, anteriormente, Arguedas havia afirmado que o interrogatório teria ocorrido no Chile. Acusando os agentes da CIA que atuaram na Bolívia apresentando-se com nacionalidade cubana, afirmou que souberam da existência das guerrilhas muito antes que o governo boliviano.

Gol de Rodrigues Neto liquidou o Vasco

O Flamengo deu ontem um grande passo para a conquista da Taça Guanabara-68 ao derrotar o Vasco da Gama, no chamado Clássico dos Milhões por 1 a 0, gol assinalado por Rodrigues Neto aos 26 minutos do segundo tempo, e agora descansa uma rodada para voltar a jogar contra o Bonsucesso.

A arrecadação somou a importância de NCr$ 229.980,50 (86.112 pagantes) e o duelo de torcidas foi o fato marcante do espetáculo: a do Vasco começou muito vibrante, cantando em coro "Olé, olá, o nosso time tá botando para quebrar", mas, depois do revide - "É bacalhau, é bacalhau" - gritou em coro "É urubu" e esfriou muito cedo, quando mais seus jogadores precisava de incentivo.

Nenhum comentário: