quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Negrão pede tropas contra manifestação (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

6 de agosto de 1968

Para protestar contra a prisão do líder Wladimir Palmeiras, os estudantes reafirmam o seu propósito de voltar às ruas, hoje às 11,30 horas, realizando uma concentração na Cinelândia, em que se farão ouvir alguns oradores, representantes de entidades universitárias e de outras categorias sociais. Não obstante o seu sentido pacífico, a representação não foi permitida pelas autoridades policiais, tendo o governador Negrão de Lima solicitado a intervenção de tropas federais para reprimir a manifestação, num esforço conjugado com a polícia estadual.

De acordo com esse esquema, tropas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda-Civil, Serviço de Trânsito, PM e investigadores da DOPS entraram em prontidão, a partir de zero hora. Mas as lideranças estudantis organizaram o seu próprio dispositivo de segurança, afirmando não ver necessidade na execução do plano elaborado pelas autoridades, sob a denominação de "operação vertical". Os militares e civis recrutados formam um contingente de 10 mil homens, que têm instruções para evitar a realização das manifestações.

Jânio não tem derrame e está até muito bem

Não se confirmaram os boatos espalhados ontem de que Jânio Quadros teria sofrido um derrame cerebral, em seu confinamento no interior de Mato Grosso. Em contato telefônico direto com o nosso enviado especial a Corumbá, Mauro Ribeiro, tivemos informação, às primeiras horas de hoje, de que o ex-presidente da República está em excelentes condições físicas, não havendo nenhuma preocupação quanto à sua saúde.

Republicanos escolhem candidato

A vigésima-nona convenção do Partido Republicano foi aberta, em Miami, com uma "invocação" do arcebispo católico de Miami, monsenhor Carroll, que conclamou os delegados a demonstrarem "cordura e "valentia". O artista norte-americano John Wayne, em uma curta intervenção, enalteceu os valores tradicionais do patriotismo e do respeito à bandeira norte-americana.

No entanto, a verdadeira atividade política esteve concentrada nos grandes hotéis da célebre avenida de Miami Beach, o famoso "Strip", entre o Atlântico e a Bahia de Biscayne. Os esforços dos três candidatos - Nixon, Rockefeller e Ronald Reagan - e de seus estados-maiores se voltam para os delegados, para evitar que estes se somem aos efetivos de seus adversários.

Nesse plano, o governador Nelson Rockefeller obteve uma vitória temporária. Os 58 votos de Ohio, no primeiro turno da votação de quarta-feira à noite, ficarão com o "filho favorito" desse estado, o governador Jamel Rhodes. Pessoalmente, Rhodes se inclina para Richard Nixon, mas depois de uma reunião plenária da delegação, reconheceu que a maioria desejava reservar o seu voto, permanecendo, no primeiro turno, por trás do governador.

Nenhum comentário: