terça-feira, 5 de agosto de 2008

Governo diz que prisão de líder foi erro (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

O "governador" Luís Viana, da Bahia, e seu colega Abreu Sodré, de São Paulo, acompanhados pelo senador Daniel Krieger, presidente da Arena, almoçaram ontem juntos, no Rio, e entenderam que a prisão do líder estudantil Wladimir Palmeira foi "um lamentável erro político do governo", porque vai dar motivo para manifestações dos estudantes que já não tinham condições para fazer, com êxito, novas concentrações.

Discutiram inclusive a idéia de se avistarem com o marechal Costa e Silva, no Palácio das Laranjeiras, hoje pela manhã, para tratar do problema com o chefe do governo, ocasião em que reiterariam ponto de vista já firmado de que as questões do ensino no Brasil só serão solucionadas quando houver as reformas dos sistemas atuais, que consideram completamente superados.

Visita de Lacerda aumenta repressão a Jânio

CORUMBÁ (De Mauro Ribeiro, enviado especial) - O aeroporto desta cidade passou todo o dia fortemente policiado ante a notícia de que o ex-governador Carlos Lacerca chegaria ontem para se avistar com o sr. Jânio Quadros. Corumbá foi dominada por uma série de boatos, desde a chegada iminente do sr. Carlos Lacerda, que já estaria em Campo Grande, até um encontro secreto entre os Srs. Jânio Quadros, Juscelino Kubischek e um emissário do Sr. João Goulart, numa fazenda situada perto da cidade.

O ex-presidente Jânio Quadros confirmou que vai mesmo divulgar, nos próximos 15 dias, um manifesto de críticas ao governo, sendo que até a quinta-feira liberará para os jornalistas partes do documento, onde ele narra todos os fatos que precederam o seu confinamento.

Jordânia convoca conselho da ONU

O governo jordaniano solicitou ontem a reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, após o ataque da aviação israelense a seu território precisamente na região de El Salt, onde os israelenses acreditam ser a base da organização palestina "El Fatah".

Antes de iniciar o ataque aéreo contra a Jordânia os aviões israelenses lançaram panfletos na região de Salt, que expressavam as seguintes advertências: "Saibam que o que os espera em Israel é a morte ou o cárcere. Vossos chefes vos enganam. Só no mês de julho enterramos 44 terroristas e mais de 200 estão em nossas prisões.

Convite a Saldanha agita seleção

O convite do chefe da delegação carioca, Sr. Ciro Aranha, ao comentarista João Saldanha, para assessorar o técnico Zagalo à boca do túnel no jogo de quarta-feira com os argentinos, desagradou ao supervisor, técnico, médico e preparador físico da seleção.

Aranha tomou esta decisão sem fazer qualquer consulta, tanto que resolveu marcar uma reunião para hoje, às 17h30 horas, entre os membros da cúpula, mas Zagalo e Lídio Toledo já anunciaram que não poderão comparecer. O técnico levará sua mulher ao médico e Lídio alegou que todas as segundas-feiras viaja para o interior de São Paulo a fim de operar num hospital.

Nenhum comentário: