domingo, 1 de junho de 2008

Vietnã do Norte ameaça deixar a Conferência de Paris (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Os delegados norte-vietnamitas na Conferência de Paris ameaçaram ontem deixar a capital francesa porque os Estados Unidos continuam bombardeando o território do Vietnã do Norte. Segundo informou um porta-voz da delegação comunista, os norte-americanos enquanto tratam da paz na Europa, intensificam os ataques ao Norte e se propõem a enviar novos reforços militares para o Sudeste Asiático.

Em Saigon, o vice-presidente Cao Ky ameaçou executar sumariamente todos os militares que se locupletarem com a guerra "porque - acentuou - não é admissível que o mundo prestigie os generais norte-vietnamitas e esqueça o heroísmo de nossos soldados".

Os Estados Unidos tentaram ontem impor maior sigilo às negociações de Paris, mas o Vietnã do Norte se negou e aludiu, pela primeira vez, a possibilidade de um rompimento das conversações. Na quarta sessão das negociações preliminares de paz em Paris, ambas as delegações se acusaram multuamente de repetir velhos argumentos e de haver intensidficado a guerra desde que o presidente Johnson limitou a zona de bombardeios no Norte a 31 de março. As delegações decidiram não voltar a reunir-se até segunda-feira.

CPI da Câmara para apurar escândalos da Dominium e punir todos os culpados

"É simplesmente de estarrecer o silêncio do governo em torno do assunto", acrescentou a representante catarinense, "quando é certo que a Dominium responde, sozinha, por 60 por cento das exportações brasileiras de café solúvel, num montante de US$ 18 milhões por ano. Registra-se, ainda, que o "estouro" atinge a economia do povo, sabido que cerca de 54.000 pessoas investiram seus haveres na Dominium, numa proporção de mais de 100 milhões de cruzeiuros novos.

Secretários de Abreu Sodré pedem para sair

Todos os secretários de Estado de São Paulo colocaram ontem seus cargos à disposição do sr. Abreu Sodré na reunião do Secretariado realizada, no Palácio dos Bandeirantes. O chefe do executivo pediu, no entnato, que todos permanecessem em seus cargos até que se faça necessária a alteração dos quadros do governo, "para atender aos altos propósitos" do congraçamento de forças políticas que se inicia em São Paulo. A decisão foi comunicada pelo secretário de Justiça, sr. Anésio de Paula e Silva, que falou em nome de todo o secretariado.

Delfim diz quanto BB já investiu

O ministro Delfim Netto, respondendo a um requerimento de informações solicitado pelo deputado Milverne Lima, informou que os financiamentos a pecuári,a através do Banco do Brasil, crescerem em 212 por cento entre 1965/67, enquanto os financiamentos a lavoura cresciam em 118 por cento. Acrescentou o ministro que o Orçamento de 1968, aprovado pelo Conselho Monetário Nacional, prevê que as operações normais do Brasil com o setor agrícola e pecuário poderão expandir-se até o montante de 23,4 por cento sobre o seu saldo apurado em 31-12-67.

Nenhum comentário: