quarta-feira, 18 de junho de 2008

Devassa em SP: Dominium (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

18 de junho de 1968

O deputado Lurtz Sabiá começou a levantar os nomes das pessoas e das organizações que estão por trás das concordatas. Autor do requerimento da CPI que vai apurar o caso da Dominium e suas implicações na vida do País, ele quer ir mais adiante. Já descobriu quem é o mentor desses processos e está juntando todos os fatos relacionados com a matéria para determinar quais os amigos, dentro e fora do governo, que estão assegurando a impunidade, até agora, dos diretores da Dominium.

Entre outras coisas, já descobriu que há ligações de família entre um diretor de um banco, comissário da concordatária e um dos diretores. Quer ir mais adiante e não vai parar. Suas primeiras conclusões vão publicadas na última página desta edição. Ainda sobre a Dominium: viajou ontem para São Paulo o encarregado do inquérito que vai desvendar a concordata dessa empresa.

Coração de João bate melhor

Vinte e quatro dias após trocar de coração, o boiadeiro João está entre a vida e a morte, alimentando-se de sôro e respirando numa tenda de oxigênio. O dr. Jesus Zerbini e sua equipe informaram, às últimas horas da noite de ontem, que o primeiro brasileiro de coração transplantado "resiste de forma adequada", mas admitiram que ele "enfrenta a fase mais aguda da rejeição". Num esforço para salvá-lo, o dr. Zerbini autorizou doses maiores de imunizantes.

João Boiadeiro voltou ao seu quarto esterelizado, onde permanece inteiramente isolado. Diante do agravamento do estado de saúde do seu paciente, Zerbini cancelou a conferência que faria hoje no Rio. Enquanto isso, o professor Campos Freire retirou os rins originais da sra. Mercedes Escudero e ela passa bem.

Costa cassa direitos políticos de 55 Testemunhas de Jeová

O presidente Costa e Silva cassou definitivamente os direitos políticos de 55 cidadãos, baseando-se no art. 144 da atual Constituição, e atendendo aos termos da exposição de motivos que lhe encaminhou o ministro Gama e Silva, da Justiça. Todos os atingidos são "Testemunhas de Jeová" que se negaram a prestar serviços às Forças Armadas" por motivos religiosos".

A relação dos novos cassados foi publicada no Diário Oficial do dia 10, que circulou ontem na Guanabara, e atinge a pessoas residentes na Guanabara. São Paulo, Minas Gerais, Estado do Rio, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Departamento de Justiça do Ministério vai fazer, nas próximas horas, a comunicação aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais.

EUA já admitem a coalizão

Os Estados Unidos já admitem a formação de um governo de coalizão com o Vietcong, embora continuem contrário ao controle do Vietnã do Sul pelos comunistas. Declaração nesse sentido foi feita ontem pelo embaixador americano em Saigon, Ellsworth Bunker, ao receber oficiais sul-vietnamitas. Em Paris, as negociações de paz continuam estacionárias, sem que o delegado dos EUA, Averell Harriman, tenha conseguido modificar a exigência do Vietnã do Norte de suspensão dos bombardeios.

Nenhum comentário: