sexta-feira, 13 de junho de 2008

Sátiro cai para Krieger não sair (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

3 de junho de 1968

A substituição do sr. Ernâni Sátiro na liderança do governo na Câmara anunciada, ontem, por assessores presidenciais, poderá ser a solução para a crise na Arena. Ao saber que Daniel Krieger renunciara à presidência do partido e ao seu comando no Senado, por não concordar com a atuação do líder na Câmara, o presidente Costa e Silva estudou o assunto e agora parece decidido a sacrificar Ernâni Sátiro em troca da volta de Krieger aos dois postos.

Para não ficar desamparado politicamente, Ernâni Sátiro receberia uma recompensa. A mudança do líder na Câmara seria seguida de uma reformulação da política governamental em relação à Arena. Fala-se até na designação de arenistas para cargos públicos de mando.

Médico aponta cura total da diabete depois do transplante do
pâncreas

O médico Edson Teixeira, autor do primeiro transplante de pâncreas realizado no mundo, disse ontem que o seu feito teve o mérito maior de proporcionar aos diabéticos uma possibilidade de cura total, o que antes era difícil, mais por culpa do próprio enfêrmo, do que propriamente da doença.

A diabete, doença que se caracteriza pelo aparecimento de açúcar em dose elevada na urina e no sangue, é conhecida no mundo há vários séculos. Com a descoberta de dois cientistas norte-americanos, por volta de 1920, de um hormônio segregado pelo pâncreas, a que deram o nome de Insulina, decresceu o índice de mortalidade até então existente.

Deputados aplaudem ação de Costa contra a Dominium

A medida adotada pelo governo federal mandando que os diretores da empresa de café solúvel Dominium S.A. fossem imediatamente afastados das suas funções e instaurado o competente inquérito para apurar as responsabilidades na concordata fraudulenta da firma, repercutiu favoravelmente entre os deputados da Assembléia Legislativa da Guanabara, principalmente entre aqueles que vinham denunciando o escândalo.

O deputado Sibert Sobrinho (MDB), depois de resultar a sua condição de parlamentar de oposição, disse que "ante à atitude acertada do presidente Costa e Silva, só nos cabe dar os parabéns ao jornalista Helio Fernandes pela campanha empreendida nas páginas da TRIBUNA para que os responsáveis por este escândalo fossem punidos".

Elenco de relações naturais denuncia a Censura

Os constantes cortes na peça de Qorpo-Santo, "Relações Naturais", vêm desencadeando novo movimento de protesto pela classe teatral da Guanabara, que vê nessas pressões "a ação de um governo que está evidentemente interessado em estagnar qualquer tipo de evolução", declarou o grupo de atores prejudicado pela Censura.

Os artistas protestaram contra o diretor do Serviço Nacional de Teatro, sr. Felinto Rodrigues, que proibiu a realização de uma assembléia na sede do SNT, para tratar da prisão de um ator do TUCA e expor os acontecimentos, ao mesmo tempo que afirmaram "não ter a Censura qualidades morais para exigir moralidades num espetáculo, já que seu ex-diretor, Romero Lago era um criminoso e agora a senhora Marina de Melo Ferreira também tem implicações com a Polícia".

Nenhum comentário: