segunda-feira, 30 de junho de 2008

Costa culpa imprensa pela crise

30 de junho de 1968

BRASÍLIA (Sucursal) - O presidente Costa e Silva fez um apelo à juventude estudiosa do País para a necessidade de refletir sobre as dificuldades da situação nacional que grupos inconformados procuram agravar e, assim, tentar abrir um fosso entre governadores e governantes, para o efeito de restaurar, em escala nacional, o estado de coisas abolido em 1964. Disse o marechal que "não tem o governo por que temer arruaças, mas tem por que defender a Nação contra a aventura e a desordem social".

Polícia transforma Porto Alegre em praça de guerra

Porto Alegre (Sucursal) - Na noite de ontem, verificou-se violento choque entre um grupo de estudantes, que tentava realizar uma manifestação contra a política educacional do governo federal e contingentes policiais, na Rua dos Andradas, nesta capital. Logo a seguir, a Cavalaria do Regimento Bento Gonçalves iniciou a "varredura" da área, transformando a cidade em praça de guerra.

O ambiente estudantil em Porto Alegre continuou tenso durante toda a noite, tendo a Secretaria de Segurança Pública proibido novas manifestações anunciadas para hoje. Os pontos considerados estratégicos da cidade estão fortemente policiados e o comandante da Polícia Militar expediu um comunicado conclamando os chefes de família a não permitir que seus filhos participem das manifestações.

Deputado desafia Gama a permitir acesso a arquivos

O secretário de Educação da Guanabara, deputado Gonzaga da Gama, foi desafiado, ontem, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Mauro Werneck (Arena) a permitir o acesso do parlamentar aos arquivos daquela Secretaria, para que seja feita investigação nas concorrências realizadas sobre a construção de novas escolas, "pois assim comprovará minhas denúncias e mostrarei outras graves irregularidades".

Depois de acentuar que se os livros da Secretaria de Educação lhes forem franqueados, fatos estarrecedores serão revelados quanto às concorrências realizadas para a construção de novas salas de aulas, o parlamentar acrescentou que no caso de ser verdadeiro o convite que o sr. Gonzaga da Gama lhe fez, através do deputado Couto de Souza, "terei prazer de verificar plantas, preços, orçamentos, relacionados com as concorrências.

Dona Sara volta dos EUA e admite ser candidata em 70

A sra. Sara Kubitschek não quis falar sobre sua anunciada candidatura, em 1970, ao governo de Minas Gerais, ao chegar ontem ao Rio, procedente de Nova York, onde permaneceu quinze dias para um "check-up". Limitou-se a dizer "vamos ver", com um sorriso de aceitação. Para recebê-la, no aeroporto interrnacional Galeão, estiveram presente o ex-presidente Juscelino Kubitschek, sua filha Márcia, o genro Rodrigo e os dois netinhos.

Nenhum comentário: