segunda-feira, 2 de junho de 2008

Dominium revolta os jovens oficiais (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

22 de maio de 1968

"A jovem oficialidade do Exército está profundamente irritada e revoltada com o escândalo da Dominium S/A e acompanha com interesse o desenrolar dos fatos" - afirmou, ontem, o deputado Everardo Magalhães Castro, em discurso na Assembléia Legislativa. O parlamentar se disse perplexo diante da omissão das autoridades federais quanto à definição de responsabilidade pela escandalosa concordata, salientando que os oficiais do Exército estão apreensivos e querem ação firme por parte do governo.

Em novo pronunciamento sobre o golpe da Dominium, o deputado Silbert Sobrinho destacou a atuação do jornalista Helio Fernandes no episódio, lamentando que, a esta altura, todos os implicados já não estejam na cadeia. Ainda em apoio ao diretor do Tribunal, discursaram ontem no Legislativo carioca os deputados Frederico Trota, Jamil Haddad e Telêmaco Gonçalves.

Na Câmara Federal, Flôres Soares classificou como "um dos maiores escândalos dos últimos tempos" o pedido de concordata da Dominium. O parlamentar gaúcho pediu que o governo tome providências para reparar os prejuízos aos 45 mil acionistas que confiaram suas economias à Dominium, através da CBI.

Sizeno pede união ao assumir comando

"Temos tudo para sermos uma grande Nação. Basta que nos unamos, que somemos forças - jovens e antigos, civis e militares -, para que atinjamos o alto nível de progresso, de paz e de organização" - esse é o trecho principal do discurso feito pelo general Sizeno Sarmento ao assumir ontem o comando do I Exército, em substituição ao general Horácio Cunha Garcia, que o vinha exercendo interinamente. A posse do general Sizeno Sarmento, realizada na Vila Militar, foi uma das mais concorridas, destacando-se a presença de elementos de todas as Grandes Guarnições do I Exército.

Costa faz contatos no Rio para mudar o Ministério

O presidente Costa e Silva, que chega amanhã ao Rio para uma permanência de 20 dias, iniciará imediatamente contatos com amigos íntimos, civis e militares, com o objetivo de escolher nomes para ocuparem, no fim de junho, as Pastas da Educação, Saúde e Agricultura, cujos atuais titulares, na sua opinião, não vêm mantendo o mesmo rítmo de trabalho dos demais Ministros de Estado.

A informação, liberada à noite de ontem por uma alta patente militar, acrescenta que essa mini-reforma ministerial se prende apenas à necessidade de o governo substituir os ministros das Pastas que serão completamente reformuladas, em todos os seus escalões administrativos.

Estudante festeja a vitória de sua Operação

Os estudantes cariocas têm programado comício para as 11 horas de hoje, na reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para comemorar o sucesso da "Operação Bandeja", realizada ontem, em revide ao fechamento do restaurante do Calabouço. A "Operação Bandeja" consistiu na passagem, pelas janelas do restaurante da UFRJ (destinado a universitários), de comida destinada aos antigos freqüentadores do extinto Calabouço, tudo sob os olhares de forte contingente policial, que nada pôde fazer para impedir a divisão dos alimentos. Na concentração de hoje, os estudantes comemorarão a vitória da "Operação", que prometem repetir.

Nenhum comentário: