segunda-feira, 23 de junho de 2008

Povo apóia estudante (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

23 de junho de 1968

A luta dos estudantes cariocas por melhor educação, mais verbas e professores foi fortalecida ontem com o apoio popular. Revoltados com a violência da PM e da DOPS contra os jovens, populares localizados em edifícios do Centro da cidade passaram a combater os policiais jogando garrafas, paus, pedras, cestas, enfim, tudo que lhes vinha às mãos, a fim de contrabalançar o uso de cassetetes, bombas, revólveres, fuzis e metralhadoras pela Polícia Militar.

Os incidentes de ontem deixaram um saldo de 6 mortos e 350 feridos, alguns em estado grave. Apesar de toda a brutalidade, os estudantes vão continuar protestando nas ruas até que o governo atenda às reivindicações da classe, conforme nota oficial divulgada esta madrugada.

Bonifácio nega plenário da Câmara para protestos

A bancada federal do MDB, continuava reunida, ontem à noite, na Câmara dos Deputados, em Brasília, acompanhando através do rádio e da televisão, bem como por telefonemas às redações dos jornais os acontecimentos de ontem na Guanabara. A deputada Ivete Vargas, depois de conhecida a decisão do presidente da Câmara, de negar o plenário para a realização de uma sessão de protestos contra as violências praticadas na Guanabara, disse que a Comissão Palamentar de Inquérito que apura os problemas estudantis convocará para depor em Brasília, ao início da próxima semana, o general Luiz França, secretário de Segurança do Estado da Guanabara.

Sindicato pede à França para deixar jornalista trabalhar

O sr. José Machado, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Guanabara, advertiu ontem o general Luiz de França Oliveira, secretário de Segurança, de que não deve permitir que os seus subordinados continuem atacando os jornalistas que fazem a cobertura dos acontecimentos estudantis, porque a entidade cumprirá rigorosamente a sua missão, obrigando a Polícia, com todos os meios de que dispõe, a respeitar os direitos daqueles que, por dever de ofício, não podem ficar alheios às ocorrências.

Seleção crescendo enfrenta tchecos

Bratislava (Especial para a Tribuna) - Rivelino garantiu a sua presença amanhã contra a Tchecoslováquia. O jogador vem fazendo sério tratamento com gelo no dorso do pé direito, melhorou bastante e o dr. Lídio Toledo assegurou a sua escalação. Esta foi a melhor notícia do selecionado brasileiro, às vésperas de cumprir o terceiro compromisso na Europa e Rivelino foi elogiado por todos pelo ótimo desempenho de quinta-feira contra os poloneses. O quadro ganhou mais movimentação e teve enormes progressos técnicos. Todos estão otimistas e esperam melhorar ainda mais. Sem dúvida, o quadro subiu de produção em relação ao jogo contra os alemães, mais ainda falta muito para chegar à forma ideal. É verdade que a semente está lançada e agora é só esperar pelos frutos.

Nenhum comentário: