quinta-feira, 26 de junho de 2008

Estudantes decidem lutar pelos seus direitos (Tríbuna da Imprensa há 40 anos)

26 de junho de 1968

Reunidos na manhã de ontem, em local não revelado, as lideranças estudantis decidiram participar das manifestações marcadas para hoje, e não permitirão quaisquer intromissões que possam prejudicar o esquema de segurança preparado pelos estudantes. A passeata deverá ter seu início em diversos pontos da cidade, sendo que a Cinelândia foi adotada pelos estudantes como principal ponto de convergência. Caso o governador Negrão de Lima venha a decretar feriado no dia de hoje, as lideranças decidiram que as manifestações seriam adiadas também para um próximo dia útil.

Jânio se reúne com os estudantes e aconselha ação ampla

SÃO PAULO (Sucursal) - O ex-presidente Jânio Quadros, reunido na madrugada de ontem no Guarujá, com um grupo de líderes universitários, colocou-se à disposição dos estudantes paulistas. O sr. Jânio Quadros advertiu aos estudantes de que eles terão de ampliar o seu movimento, atingindo principalmente a área política, que está disposta a participar de todas as ações que visem à derrubada do regime e provocar as reformas de estruturas no País.

Disse que, caso contrário, o movimento de protesto tenderá a esvaziar-se à medida que ficará restrito a apenas uma classe. Os estudantes porém, continuam repudiando a participação do MDB no movimento, alegando que os oposicionistas estão comprometidos com o governo, pois a existência do partido de oposição contesta a existência de uma falsa democracia.

Congresso diz que marchamos para regime policialesco

BRASÍLIA (Sucursal) - Somente na manhã de ontem, a Câmara pôde manifestar-se sobre as movimentações estudantis que abalaram a Guanabara nos últimos dias. O breve recesso do Congresso, decorrente da realização do Congresso Interamericano Parlamentar, serviu para que os deputados reunissem maiores informações em torno da crise estudantil, possibilitando uma análise mais séria da situação nacional.

Todos os oradores, que ocuparam a tribuna para a análise da crise, pertencem à bancada do Movimento Democrático Brasileiro, com exceção do sr. Clóvis Stenzel, da Arena gaúcha, que tentou justificar a atitude do governo do marechal Costa e Silva.

Botafoguenses também protestam contra invasão ao clube

Sócios e torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas tomarão parte da passeata de hoje para protestar contra a invasão do Clube pela Polícia Militar, que o transformou em campo de concentração e depredou suas instalações, além de arrombar a Tesouraria. Roberto Carlos foi procurado pelos membros da "Jovem Guarda" que o convidaram para incorporar-se ao ato de protesto. O cantor deu seu apoio ao ato, mas indicou que sua participação na marcha está na dependência do cancelamento de compromissos assumidos anteriormente.

Nenhum comentário: