terça-feira, 3 de junho de 2008

Bolsa foge à depressão (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

24 de maio de 1968

A Bolsa do Rio de Janeiro, ao fechar ontem, 15 minutos após iniciar as operações, tentou fugir à depressão que se delineava, com a baixa de 25% em apenas 15 minutos de pregão. Em São Paulo, houve baixa de 30 pontos e os dirigentes do mercado de capitais, no Rio, anunciaram que só reabrirão a Bolsa se o governo oferecer garantias.

A demissão do presidente do Banco Central, Ernane Galvêas, é o preço que as empresas privadas exigem como primeiro passo para o restabelecimento da normalidade no mercado. A renúncia coletiva do Conselho de Administração da Bolsa poderá ser revista, mediante a obtenção dessas garantias. O ministro Delfim Neto achou correta a atitude da Administração da Bolsa de Valores do Rio.

Covas diz que Câmara é indigna de estar aberta

O líder do MDB na Câmara Federal, Mário Covas, conclamou os seus colegas a terem a grandeza, de pelo menos, pedir aos militares que fechem o Congresso, ao comentar ontem a obstrução da Arena ao projeto de enquadramento de 68 municípios em zonas de "segurança nacional". "Esta Casa não é mais digna de estar "aberta" - disse Mário Covas. Graças à obstrução da Arena, o projeto será considerado automaticamente aprovado na próxima segunda-feira. A Oposição vê no episódio "a demisão do Congresso de sua função, para converter-se em servir instrumento dos militaristas".

Ameaçado deputado que denunciou volta do "panamá"

O deputado Salomão Filho, líder do MDB, solicitou a cassação do mandato do deputado Salvador Mandim ou um exame de sanidade mental do mesmo, para que posteriormente a Assembléia decidisse sobre "o seu tratamento ou punição", durante a reunião secreta realizada pela Mesa Diretora, convocada pelo presidente José Bonifácio, logo após o incidente provocado pelo general-deputado, que rasgou, da tribuna, o processo de readmissão de cerca de 200 ex-funcionários remanescentes do "panamá" de 1964, na tarde de ontem.

O deputado Salvador Mandim, ao tomar conhecimento das afirmativas do sr. Salomão Filho declarou esta madrugada à Tribuna que quem está precisando de exame de sanidade mental são os deputados que cometem a loucura de levar a Assembléia ao clima dos tempos da "Gaiola de Ouro", esquecidos de que as coisas mudaram e da cassação dos mandatos de cinco ex-colegas envolvidos no "panamá" das 632 nomeações.

Mário Martins é provável candidato na GB

O senador Márcelo Alencar, ao analisar ontem o quadro de perspectivas da sucessão carioca, afirmou que o senador Mário Martins, por ter assumido compromissos definidos com as forças populares, apresenta-se como provável candidato ao governo da Guanabara, em 1970, não importanto quais sejam os competidores.

O parlamentar carioca ressaltou que os competidores à sucessão do sr. Negrão de Lima, na área da oposição, ao invés de produzir retraimento estimula o senador Mário Martins ao postular o posto convencido de que reúne possibilidades para a conquista do governo da Guanabara.

Nenhum comentário: