domingo, 22 de junho de 2008

Costa não vê motivo para suspender garantias (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

21 de junho de 1968


Figuras expressivas do governo asseguravam ontem que o presidente Costa e Silva não pretende suspender as garantias individuais consagradas na Constituição para conter o ímpeto das manifestações estudantis que ocorrem na Guanabara e em outros pontos do País, pois a administração federal se sente em plena condições de cumprir sua missão político-institucional.

Na esfera militar, figuras de responsabilidade no I Exército voltaram a preconizar a abertura do diálogo entre as autoridades e os estudantes para solução dos problemas colocados pela crise da Universidade brasileira, advertindo que as Forças Armadas jamais poderão permitir o advento de uma situação caótica".

Kuriz condena agressão de Deraldo a jornalista da TI

O deputado Ciro Kuriz (MDB) pronunciou discurso, ontem, da tribnuna da Assembléia Legislativa, repudiando a atitude do delegado Deraldo Padilha, que prendeu o jornalista Wilson Corrêa, da TRIBUNA, sem nenhuma justificativa, quando se encontrava, terça-feira passada, num bar à Avenida Atlântica, ao lado da TV-Rio. Denunciou que o governo Negrão de Lima e o general Luiz de França Oliveira, secretário de Segurança Pública, estão coniventes com a ação do delegado Deraldo Padilha, tachando o trabalho do policial como "violento, arbitrário e discriminatório".

Deputado quer Moreira Salles no inquérito da Dominium

Em pronunciamento feito, ontem, na Assembléia Legislativa da Guanabara, o deputado Silbert Sobrinho (MDB) voltou a elogiar a campanha da TRIBUNA para que sejam apuradas as responsabilidades na concordata fraudulenta da Dominium S/A e leu em plenário o artigo publicado, ontem, sob título "Diretoria Quis Mesmo o Fim da Dominium", salientando que "esses ladrões precisam ir para a cadeia".

O parlamentar pediu que sejam ouvidos em inquérito policial que se instalou no DFSP, os dirigentes do Banco Central e todo o grupo da DELTEC, "principalmente este inefável Walter Moreira Sales, das colunas sociais e dos grandes negócios do café, pois, na realidade, eles desejam entregar a Dominium a grupos estrangeiros, à General Foods, de origem americana, possuidora de 80% do mercado do café, em todo o mundo".

Botafogo foi transformado em campo de concentração

A impressão que se tem ao ver um Rio sob a lei do cão é a de que os governantes perderam a razão, e já não raciocinam como seres humanos. O espancamento indiscriminado e odiento, o pisoteamento de jovens e velhos, o lançamento de bombas sobre até mulheres grávidas, as cenas lamentáveis e de selvageria ontem no campo do Botafogo, a princípio nos levam a crer que o Rio de Janeiro recuou no tempo, e teve sua história modificada abruptamente: alguns beleguins, às ordens de um governo omisso, se apossaram da Cidade e querem fazer dos habitantes objeto de suas aberrações patológicas.

Nenhum comentário: