quinta-feira, 5 de junho de 2008

De Gaulle ameaça sair (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

26 de maio de 1968


O general Charles De Gaulle anunciou ontem que renunciará à Presidência da República caso o povo francês não responda positivamente às proposições de reformas sociais e econômicas contidas no plebiscito a ser realizado em junho próximo. Enquanto De Gaulle falava à Nação, violentas manifestações de rua irrompiam em vários pontos da França: em Paris, milhares de estudantes ocuparam o prédio da Bolsa de Valores, ameaçando incendiá-la, só sendo expulsos a muito custo já na madrugada de hoje.

Em Nantes, um levante popular agitou toda a cidade, cuja prefeitura foi tomada por grupos de camponeses e estudantes. No Quartier Latin, os combates entre estudantes e policiais duraram até a madrugada. Unidades de fronteira dos Exércitos francês e alemão estão em regime de alerta diante da ameaça do líder estudantil banido, Cohn Bandit, de entrar à força na França liderando milhares de jovens alemães.

Costa diz à Vila que não muda seu governo

Afirmando que "o governo sabe o que está fazendo e o que não pode fazer", o presidente Costa e Silva disse ontem, na Vila Militar, que repele a intriga, a promoção da discórdia e a injustiça como armas para a mudança de seu Ministério, "como se isso fosse uma casa de brinquedos em que a criança muda daqui para ali seus bonecos". - O governo - frisou - sabe que, apesar das insinuações e das intrigas, merece a confiança do povo e, por sua vez, confia no discernimento dos governados. A um povo honesto, perspicaz e bom como o nosso, não se ilude com facilidade.

Parlamentar diz que militares investigam Dominium

O deputado Everardo Magalhães Castro (Arena) voltou a dizer na Assembléia Legislativa, ontem, que o caso da concordata fraudulenta da firma de café solúvel Dominium S/A está sendo objeto de minuciosas investigações por parte dos militares, principalmente do Exército, "pois a Revolução não está alheia ao problema e está empenhada na sua solução".

Depois de dizer que o caso da Dominium está impressionando a todos os brasileiros, principalmente devido à insensibilidade de certas autoridades federais, que continuam em silêncio, o parlamentar arenista acrescentou que foi informado por uma auditoria militar que o governo determinou providências enérgicas a respeito do assunto.

MDB e rebeldes têm última chance contra áreas de segurança

Apesar dos protestos da liderança da Arena, o vice-presidente da República, sr. Pedro Aleixo, convocou sessão noturna do Congresso Nacional para a próxima segunda-feira, a fim de ser votado projeto do governo que inclui sessenta e oito municípios nessa zonas de interesses de Segurança Nacional. Face à decisão do senhor Pedro Aleixo, que decidiu não frustrar a possibilidade do pronunciamento legislativo sobre o projeto, o MDB e os setores rebeldes da Arena têm a última chance de votar a matéria, pois, na próxima terça-feira, por decurso de prazo, a mensagem do presidente Costa e Silva estará automaticamente aprovada.

Nenhum comentário: