terça-feira, 10 de junho de 2008

Governo manda cassar a CBI (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

31 de maio de 1968
O governo decidiu ontem cassar o registro da Companhia Brasileira de Investimentos como principal manipuladora das ações Dominium. A decisão do Conselho Monetário Nacional, na realidade, foi o resultado das pressões internas e externas, sofridas pelo governo, no sentido da adoção de medidas de defesa dos interesses dos quarenta e cinco mil acionistas da empresa paulista.

Na Câmara, começou a movimentar-se a CPI do mercado de capitais. O ministro Delfin Netto mandou o Banco Central cumprir, imediatamente ontem, a decisão do Conselho Monetário Nacional determinando a cassação da Companhia Brasileira de Investimentos, CBI, como principal responsável pelas vendas dos títulos da Dominium.

A decisão das autoridades financeiras foi recebida como o provável desencadeamento de providências para punir os responsáveis pela gigantesca concordata da fábrica de Santo Amaro, que atingiu 45 mil acionistas em todo o País.

Bancário perde mão e médicos reimplantam

A técnica do reimplante experimentou mais um avanço, ontem, no Rio, com a recolocação da mão do bancário Alcides Alves, que teve o punho esquerdo decepado por uma guilhotina, na gráfica do Banco do Brasil. A operação durou seis horas, no Hospital Souza Aguiar, para onde colegas de Alcides o haviam conduzido às 14:10 horas, levando enrolada num lenço a mão amputada. Uma equipe de 13 médicos, chefiada pelo cirurgião Azarias de Araújo Santos Júnior, realizou a intervenção, "plano por plano", religando todos os tendões, vasos sanguíneos e a pele.

Coração de Zerbini rejeita honraria

O professor Euriclides de Jesus Zerbini, esperado no Rio esta manhã, poderá sustar sua viagem, para não ter de receber das mãos do presidente Costa e Silva a medalha do Mérito Médico. Informou-se ontem que o autor do primeiro transplante de coração no Brasil estava disposto a recusar ser agraciado pelo marechal Costa e Silva, por considerá-lo o principal responsável pela cassação de seu irmão, o general Jezus Zerbini. O Ministério da Saúde entregou ontem ao chefe do governo o texto do decreto que confere àquela alta comenda ao famos ocirurgiaão.

Empate de 2 x 2 deixa Fla à espera de milagre

O empate de ontem de 2 x 2 com o Vasco foi fatal para o Flamengo, que ficou praticamente sem chances para conquistar o campeonato, a 3 pontos de diferença dos botafoguenses, líderes com 4 pp. Os vascaínos desceram para o segundo, depois de 16 rodadas na liderança. Domingo, o Botafogo enfrenta o Flamengo num jogo decisivo, pois se vencer praticamente lhe bastará apenas um empate com o Vasco para sagrar-se campeão. Quanto ao Mengo, a esperança que resta é Madureira vencer o Vasco domingo; o Botafogo perder um jogo e empatar outro, assim como o Vasco perder ou empatar outro. Para os torcedores, isso só será possível com a ajuda lá do Céu.

Nenhum comentário: