sábado, 3 de novembro de 2007

Mercenários apoiados por Portugal invadem o Congo

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 3 de novembro de 1967)

O presidente Mobatu confirmou à Agência France Press, em Kinshasa, que duas colunas de mercenários invadiram seu país procedentes da colônia portuguesa de Angola, pelo que "se pode muito bem falar de agressão de Portugal contra o Congo". Confirmou, ainda, que o Congo denunciará o fato ante o Conselho de segurança da ONU.

Segundo Mobatu, a procedência dos invasores "prova que, apesar das negativas hipócritas, o governo de Lisboa constitui um perigo permanente para a República Democrática do Congo". Todas as unidades militares estão em estado de alerta em todo país, embora as notícias procedentes das principais cidades indiquem que a população permanece calma.

Até o momento, as autoridades tomaram reduzidas medidas de segurança, colocando, por exemplo, forças militares armadas ante os edifícios públicos. Embora seja improvável que se decrete o estado de emergência em todo o país, é possível que a medida seja adotada a qualquer momento em Katanga, onde penetram as colunas de mercenários nos 2 últimos dias.

Negrão impõe arrocho salarial a funcionalismo

Afirmando que os servidores públicos da Guanabara continuam sem esperanças de melhores dias, com seus vencimentos aviltados e o estômago vazio, o deputado Mauro Werneck (ARENA) disse à TRIBUNA que o arrocho salarial imposto pelo governo federal ao país vem sendo seguido à risca pelo sr. Negrão de Lima, "que durante sua campanha só fez mentir ao funcionalismo".

Depois de reconhecer que, de acordo com a nova sistemática constitucional, não cabe mais ao Poder Legislativo alterar a receita e a despesa, com a finalidade de beneficiar o servidor público, o parlamentar arenista acrescentou que é preciso reconhecer também que jamais o tesouro estadual arrecadou tanto dinheiro como o fez atualmente.

Andreazza vê as condições de Angra dos Reis

O ministro dos Transportes, coronel Mario Andreazza, vai examinar hoje as possibilidades de dinamizar economicamente o porto de Angra dos Reis, Estado do Rio e visitar os estaleiros de Jacuacanga.

Será acompanhado pelo diretor do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, almirante Luis Clóvis de Oliveira que percorrerá a BR-101 (Rio-Santos) considerada um dos principais fatores de progresso da região.

Energia começa a ser discutida na GB no dia 6

Será instalado no dia 6, às 9 horas, no Hotel Glória, o I Seminário de Dirigentes de Empresas de Energia Elétrica, promovido pela Eletrobrás, para debater os principais problemas do setor energético em todo o País.

A reunião será instalada pelo ministro das Minas e Energia, general José Costa Cavalcanti, presentes o presidente da Eletrobrás, sr. Mário Bhering, e outras autoridades. Os debates, em duas sessões diárias, prosseguirão até o dia 8.

Fonte: Tribuna da Imprensa Online

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: