sábado, 17 de novembro de 2007

Governo é culpado por êxodo de cientista

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 17 de novembro de 1967)

Acusando as autoridades brasileiras de negar de forma sistemática a conceder salários condignos e condições favoráveis de trabalho aos técnicos, cientistas e professores universitários, o deputado Mauro Werneck (Arena) disse na Assembléia Legislativa, ontem, que cada vez as amplia mais a migração desses profissionais para o exterior.

Disse o parlamentar que de acordo com um relatório do Instituto de Educação Internacional, a cada ano mais se amplia a migração dos técnicos, cientistas e universitários latino-americanos para os centros mais desenvolvidos, notadamente para os Estados Unidos, "em busca de conhecimentos mais atualizados, salários compensadores e condições de trabalho mais favoráveis".

Gama afirma que derrota no Congresso preocupa Governo

O ministro Gama e Silva, da Justiça, que retornou ontem a São Paulo, onde passará o fim-de-semana, mostrava-se preocupado, ao embarcar no aeroporto do Galeão, com as sucessivas derrotas do Governo no Congresso, citando a convocação extraordinária da Câmara e do Senado e a rejeição da mensagem indicando o ex-governador Artur César Ferreira Reis para o Cade como "as mais dolorosas".

Demonstrando que estava surpreso com as últimas vitórias da Oposição no Congresso, pois esperava até votação resultado favorável, o ministro da Justiça confidenciou a auxiliares que o Governo terá agora que "usar outros trunfos" para recuperar-se das derrotas, deixando entendido que, em nenhuma hipótese, haverá período extraordinário para o Legislativo.

Caos domina no Hospital dos Servidores da GB

Uma comissão de servidores estaduais procurou o deputado Mauro Magalhães (MDB), ontem, na Assembléia Legislativa, para pedirem um pronunciamento do parlamentar, em plenário, a respeito de "uma série de irregularidades que vêm ocorrendo no Hospital dos Servidores do Estado da Guanabara, sob a direção do médico Fernando Ayres da Cunha.

Afirmaram os queixosos que a desordem se tornou uma rotina dentro daquele estabelecimento hospitalar, principalmente no setor dos exames de laboratório e nas operações de garganta, e o tratamento dispensado pelas enfermeiras e médicos aos que ali vão é dos mais desumanos e irresponsáveis.

Profissionais liberais beneficiados na AL

Enquanto o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Levy Neves, comunicava em plenário ontem que o governo aceitara a retirada dos artigos (da mensagem elevando impostos) que aumentavam o Imposto de Prestação de Serviços e o que eleva de 1% para 5% o Imposto de Transmissão, deputados oposicionistas afirmavam que os que têm mais condições de sofrer o aumento - profissionais liberais - foram beneficiados.

Os parlamentares da Oposição, entre os quais os srs. Alberto Rajão, líder do Grupo Renovador, Silbert Sobrinho - MDB - salientaram que a grande parte da população não foi atendida com a retirada dos dois artigos da Mensagem, aumentando impostos e criando a taxa rodoviária, pois a água será elevada.

Fonte: Tribuna da Imprensa Online

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: