segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Kruel vê Costa resistindo às pressões dos americanos (Tribuna da Imprensa há 40 anos)



Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 12 de novembro de 1967:

Costa participa de provas da Unitas VIII

O marechal Costa e Silva assistiu ontem, de bordo do navio-aeródromo "Minas Gerais", ao prosseguimento da Operação Unitas VIII, que constou de vários exercícios entre os quais o lançamento e aterrissagem de aviões e helicópteros; lançamento de foguetes e de um helicóptero teleguiado, e à passagem de tripulantes e cargas leves, em plena marcha dos navios, do contra-torpedeiro "Pará" para o "Minas Gerais".

Após observar durante quase três horas os exercícios, o presidente da República almoçou a bordo do navio-aeródromo e, às 15 horas, quando a belonave fundeou na baía de Guanabara, retirou-se para o Palácio das Laranjeiras com salva de 21 tiros da embarcação capitânea.

Kruel vê Costa resistindo às pressões dos americanos

O marechal Amauri Kruel reconheceu ontem - ao contestar as denúncias de possibilidade de golpe contra o Congresso, feitas pelo deputado Hermano Alves - a existência de pressões norte-americanas em vários setores governamentais, mas afirmou que "o presidente Costa e Silva está resistindo e tem todas as condições para resistir".

O ex-comandante do II Exército argumentou, contra as afirmações do deputado Hermano Alves, que "o marechal Costa e Silva já conteve os grupos militares de tendência totalitária e deseja, efetivamente, o fortalecimento do regime democrático". Concorda entretanto em que o País se encontra realmente numa encruzilhada, "mas o chefe do Governo tem feito tudo para garantir a normalidade institucional".

Negrão manobra para se ver livre da CPI

A informação dada pelo sr. Negrão de Lima de que não existiu o bilhete pedindo facilidades na concessão do visto num passaporte, para um de seus afilhados, foi considerada pelo general Jaime da Graça, ex-inspetor de Polícia da Guanabara, como mais uma manobra do governador para se ver livre das acusações que lhe foram feitas durante o seu depoimento na CPI que investiga a corrupção policial.

Estranha o general Graça que o sr. Negrão de Lima esteja desmentindo a existência do bilhete, pois - segundo ele - este não só foi feito com o próprio punho do governador como também existe a sua assinatura que poderá, inclusive, se for o caso, ser examinada por um grafologista para constatar a veracidade das afirmações.

Maracanã vê clássico dos milhões

O Bangu vai defender amanhã a liderança do Campeonato Carioca, frente ao Fluminense, no Maracanã, em um jogo de difícil prognóstico, pois se o Bangu, mercê de uma campanha regular, chegou à liderança, o Fluminense, que teve um começo mal, acertou e agora está em franca ascensão, podendo por isso mesmo desbancar o Bangu da liderança, alcançada há uma semana com a derrota do Botafogo.

Este, agora com vice e ainda sentindo os efeitos negativos do jogo contra o Atlético em Belo Horizonte, tem no São Cristóvão um adversário perigoso, uma vez que a partida será realizada no alçapão da Rua Figueira de Melo.

Fonte: Tribuna da Imprensa Online

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: