terça-feira, 6 de novembro de 2007

Corrupção é sistêmica e histórica (Veja a Tribuna de Imprensa há 40 anos)

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 6 de novembro de 1967

General Graça denuncia deputado na CPI da
Corrupção

O general Jaime da Graça, ex-Inspetor Geral de Polícia, fará hoje seu último depoimento perante a CPI que investiga a corrupção policial na Guanabara, ocasião em que denunciará os nomes de vários policiais implicados diretamente no problema do lenocínio e no jogo-do-bicho citando, inclusive, o nome de um deputado como "pessoa influente junto à Secretaria de Segurança e que determina a transferência dos que perseguem os contraventores".

Após ser ouvido, o general Jaime da Graça aguardará as conclusões da CPI para então voltar a fazer o levantamento de fatos envolvidos com a questão para fazer parte do livro que pretende escrever sobre o assunto, muito embora afirme desde já não acreditar que o livro que terá como título a "Corrupção e Desgraça de uma Entidade Policial", seja liberado pela censura.

Governo abre afinal diálogo com forças oposicionistas

Os líderes do MDB estão convencidos de que o governo, depois dos primeiros nove meses da administração Costa e Silva, está disposto a abrir o diálogo com a oposição, a fim de obter cobertura política para uma série de medidas que deverão ser postas em prática a partir de janeiro, como tentativa de solução para a grande crise econômico-financeira que se anuncia para março.

Governo federal vetará aumentos de Negrão

O ministro Hélio Beltrão, do Planejamento, mandou requisitar um avulso da mensagem do governador Negrão de Lima, enviada à Assembléia Legislativa, que aumenta os impostos na Guanabara, principalmente o de consumo de água, informando-se que é intenção do governo federal de vetar a majoração de tributos desnecessários nos estados, já tendo inclusive o ministro Beltrão entrado em entendimentos com o sr. Negrão de Lima para a retirada da mensagem da ordem do dia, cuja discussão em plenário será iniciada a partir de amanhã.

A mensagem governamental que majora os impostos na Guanabara já recebeu a desaprovação, inclusive, de vários parlamentares ligados ao governo do estado, pela sua inoportunidade, sabendo-se que, se for aprovada em plenário, a cobrança da taxa de consumo de água subirá em 60 por cento, o mesmo ocorrendo com as novas licenças de veículos, havendo casos em que um automóvel e praça ou particular pagará por uma licença de 100 a 200 mil cruzeiros velhos.

Tabela do returno esperando Olaria

A Assembléia Geral da Federação Carioca de Futebol não poderá fazer a tabela do returno do Campeonato Carioca com apenas oito clubes, porque o jogo Olaria x América continua subjudice, pois há o recurso do clube Bariri so Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBD, e qualquer que seja o resultado, ainda há a possibilidade de um outro recurso para instância superior ou seja, ao C.N.D.

Apesar do TJD da FCF estar ultimando o processo para que seja logo levado ao STJD da CBD, não haverá tempo, até o dia 13, para julgamento nas duas instâncias sendo assim, os clubes só poderão aprovar a tabela do returno se houver 10 ou 12 clubes.

Fonte: Trivbna da Imprensa Online

http://www.tribuna.inf.br/anteriores/ontem/40anos.asp


Nenhum comentário: