quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Emenda vai proibir alienação territorial

O senador Marcello Alencar revelou ontem que já conta com grande número de votos para aprovação do seu anteprojeto estabelecendo, através de emenda constitucional, que só mediante aprovação do Senado Federal possam os estrangeiros adquirir terras no País. Afirmou ainda o parlamentar carioca que cerca de 1/3 do território nacional já se encontra alienado a estrangeiros, fato que considera de extrema gravidade, citando o caso do norte-americano John Selig, que adqüiriu terras na região centro-oeste do País numa extensão superior a quatro vezes o Estado da Guanabara.

Filinto amplia sublegendas que Flores anuncia falsas

Extinguindo a vinculação de voto e ampliando a criação de sublegendas para todos os pleitos, exceto para o presidencial, o sr. Filinto Müller apresentou, ontem, oito emendas ao projeto que institui aquele sistema, para o qual, ainda hoje, o senador Eurico Resende requererá urgência em sua tramitação no Congresso. Para o deputado Flores da Arena gaúcha, que se manifestou contra a iniciativa do senador Filinto Müller, a solução que se faz necessária é a criação de um novo partido, condenando com veemência a fragmentação das atuais legendas, pois isso só serve para demonstrar a fragilidade ou, mesmo, a inexistência das próprias agremiações.

Papa agradece preocupação de Costa

O presidente Costa e Silva recebeu, ontem, do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Giovanni Cicognani, a seguinte mensagem telegráfica: "O Sumo Pontífice, profundamente sensibilizado, agradece o telegrama com que Vossa Excelência formulou votos em nome próprio e no da Nação Brasileira, pelo seu pronto restabelecimento e aproveitando novo ensejo para implantar de Deus copiosa graças para o Brasil concede de todo o coração a Vossa Excelência e ao querido povo brasileiro particular bênção apostólica (a) Cardeal Cicognani". O ministro Albuquerque Lima solicitou à missão húngara ora em visita ao Brasil que forneça a relação de equipamentos que poderão ser fornecidos por seu país, para solução do abastecimento de água e da irrigação no Nordeste, e em outras regiões, acentuando que o problema tem "prioridade um" para o Ministério do Interior.

Guanabara sepulta o imortal Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa, o grande romancista brasileiro, foi sepultado, ontem, às 17 horas, no Mausoléu dos Imortais, no Cemitério de São João Batista. Faleceu anteontem, 72 horas após ter se empossado na cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras. O corpo de Guimarães Rosa esteve esposto, desde as cinco e trinta da manhã, à visitação pública na Academia, tendo ali comparecido o ministro das Relações Exteriores, Magalhães Pinto, o governador Negrão de Lima, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o presidente da Academia, Austragésilo de Athaide e diversos outros imortais, além de grande número de amigos e autoridades, e o governador de Minas Gerais, Israel Pinheiro, que viajou especialmente ao Rio.
http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: