terça-feira, 18 de novembro de 2008

URSS reage a aviso da Aliança Norte

18 de novembro de 1968


A União Soviética reagiu com violência ao aviso dos países da Otan de que intervirão para evitar uma nova invasão na Europa, como a da Tchecoslováquia. Uma nota oficial distribuída pela Agência Tass acusou os aliados ocidentais de reacenderem a guerra fria, mas pôs em dúvida a seriedade do documento emitido pela Otan.

Em Praga, a cúpula do PC tcheco continua retardando o encerramento de sua reunião, numa manobra destinada a evitar as programadas manifestações estudantis contrárias ao retorno dos comunistas fiéis a Moscou, que estaria sendo exigido pelos soviéticos.

Militares da Reserva combatem hoje os 20%

Oficiais da reserva do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, inconformados com o teor da mensagem que reajusta os vencimentos do funcionalismo civil e militar da União, vão-se reunir, hoje, a partir das 16,30 horas, no Clube Militar, para fixarem posição contrária ao critério adotado pelo governo, de lhes retirar o direito, até então assegurado, de perceberem o mesmo soldo atribuído, ao oficial da ativa.

Um grupo mais descontente com o que chama de "discriminação odiosa" vai propor que toda a classe de inativos ingresse na Justiça com um mandado de segurança preventivo para "evitar que seja implantada uma nova subversão nas Forças Armadas, cuja disciplina e comando obedecem sempre a hierarquia fixada pelo soldo".

Pressão não influi e MDB vence em cidades importantes

Os resultados das eleições de 15 de novembro - que asseguram a vitória do MDB na cidades mais importantes do País - revelam que nem mesmo a pressão do governo federal sobre representantes da oposição fez o eleitorado mudar de opinião quanto à necessidade de uma mudança nos quadros dirigentes.

Embora no cômputo geral a Arena, em decorrência de sua própria condição de partido governista, tenha assegurado a vitória, a verdade é que, por maior que tenha sido o número de municípios onde foi vitoriosa, a eleição no dia 5 significou, em matéria de importância política, uma verdadeira derrota para o Governo.

Deputados acusa Negrão de ilegalidade

O deputado Paulo de Carvalho (MDB) acusou o governador Negrão de Lima de estar promovendo acordos ilícitos quanto ao regulamento que disciplina as normas que devem reger as transações promovidas pelas Secretarias de Estado, afirmando que iniciará, hoje, na Assembléia Legislativa, uma série de pronunciamentos comprovando o que diz.

Afirmou ainda que o atual governo da Guanabara está envolvido em transações do poder econômico e que irá apresentar no plenário da Alerj fotocópias de documentos comprometedores, dando conta das negociações e da corrupção que campeia na administração estadual, "tudo isso diante da omissão e da complacência do governador".

Vasco: a única esperança carioca

Vasco, o clube carioca ainda com possibilidades de se classificar no "Robertão", ganhou com todos os méritos a equipe do Fluminense, que agora não tem mais chance. Enquanto isso, os outros clubes do Rio eram derrotados nos estados, o Bangu em Minas, o Botafogo em São Paulo e o Flamengo no Rio Grande do Sul, sendo que os dois últimos o foram por goleadas. O que há com Botafogo e Flamengo?

Nenhum comentário: