sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Marighela luta com a polícia e consegue fugir

14 de novembro de 1968


A Polícia carioca admitiu ontem, oficiosamete, que o ex-deputado Carlos Marighela conseguiu fugir a um cerco em Aparecida do Norte, em primeiro confronto a bala com policiais. O secretário de Seguraça da Guanabara já chegou a São Paulo, à frente do grupo avançado, na maior mobilização policial para dar caça a uma pessoa.

Marighela, visto como o cérebro dos últimos assaltos a bancos e líder de uma organização nacional que se propoõe a derrubar o atual governo, teria sido ferido no combate com os pliciais. A Polícia Federal mantém presos um engenheiro e dois ex-sargentos da Aeronáutica, sob a acuação de integrarem o movimento liderado por Marighela.

Supremo acusa iemenitas de atentado a Nixon

NOVA YORK (FP - TI) - O Tribubal Supremo de Brooklin acusou ontem, oficialmente, de complô contra a vida do presidente eleito Richard Nixon três iemenitas detidos sábado último, acusando-os também de terem recrutado um indivíduo - cuja identidade, entretanto, não revelou - para cometer o crime. Os três homens - Ahmed Rageh Namer, de 43 anos, e seus dois filhos, Husein, de 20 anos, e Abdo, de 19 anos, declararam-se inocentes. A fiança exigida agora para cada acusado é de 25 mil dólares.

Aumento para civis é de apenas 20

BRASÍLIA (Sucusal) - A Presidência da República, através de sua Secretaria de Imprensa, confirmou ontem que o aumento do vencimento para o funcionalismo civil será de 20 por cento, enquanto para o militar, embora respeitado o mesmo quantitativo, será incorporado ao soldo a gratificação de categoria "A", devendo as outras gratificações existentes ser ajustadas em decreto posterior do chefe do governo.

Diz a nota oficial da Secretaria de Imprensa que a mensagem será enviada hoje, para votação em regime de urgência. Quanto ao aumento de vencimentos dos integrantes da Magistratura Federal, dos tribunais de Contas da União e do Distrito Federal, mensagem específca será submetida ao Congresso até o fim desse mês.

Secretaria Executiva desburocratiza Fazenda

De acordo com o porojeto que estabelece a reforma administrativa no Ministério da Fazenda, entregue ontem ao presidente Costa e Silva pelo ministro Delfim Netto, serão extintos a Direção Geral da Fazenda Nacional, os Departamento de Rendas Aduaneiras, Imposto de Renda e de Arrecadação, a Comissão de Eficiências e a Seção de Organização, que serão substituídos em suas funções e atribuições pela Secretaria da Receita Nacional.

Juntamente com este documento, já referendado pelo ministro Helio Beltrão, o ministro da Fazenda entregou ao presidente da República projeto de decreto reorganizando o sistema aduaneiro, através da extinção de 30 unidades consideradas inoperantes ou supérfluas, e a montagem de um novo sistema de fiscalização para o combate efetivo às fraudes de toda natureza, principalmente o contrabando.

Nenhum comentário: